PRODUÇÃO DE LEVEDURAS ENRIQUECIDAS COM FERRO A PARTIR DE RESÍDUOS VEGETAIS

 
INTRODUÇÃO
 
O ferro é um elemento essencial e fundamental para o funcionamento pleno de diversos organismos, da mesma forma que sua deficiência é um dos principais problemas de desnutrição e vulnerabilidade a diversas doenças.

A presente tecnologia descreve a produção de leveduras enriquecidas com ferro, a partir de resíduos vegetais, que dependem apenas de um pré-tratamento ácido. O processo de hidrólise que os resíduos sofrem liberam os açúcares fermentescíveis presentes nos subprodutos de milho, trigo e cana-de-açúcar.

Ainda, a incorporação do ferro no interior da célula por meio da fermentação desses hidrolisados é capaz de aumentar a biodisponibilidade do ferro e sua absorção no corpo, atuando como um suplemento alimentar.

 

 

DIFERENCIAL 
 
Por não fazer uso de enzimas de alto custo industrial, a tecnologia oferece o enriquecimento do suplemento alimentar de forma sustentável e de baixo custo em comparação à produção usual. Além disso, uma vez que a produção provém de subprodutos agrícolas dos principais cultivos do Brasil, como a soja e o milho, a invenção não apresenta competição por alimentos, além de auxiliar na diminuição de danos ambientais. A produção se destaca, também, à medida que é capaz de não exigir adição de sais de ferro, já que os resíduos utilizados são hidrolisados e fornecem por si só o nitrogênio e carbono e podem conter o ferro necessário para o processo de fermentação da levedura enriquecida com ferro.

 

 

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

A tecnologia se insere no campo da engenharia agrícola, servindo como ferramenta nos campos da Agropecuária, Alimentos, Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), de forma que pode ser empregada em produtos de panificação, alimentação animal e humana e uso de biomassas vegetais para obtenção de produtos de alto valor agregado.
 
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Agropecuária; Alimentos, Saúde e Cuidados (Humanos e Animais);  0087/2020 
Escola de Engenharia de Lorena – USP
APOIO E FOMENTO: CONACYT, n° 2018-000037-01EXTF-00101; CNPQ, n° 303943/2017-3.
Protegida sob o nº BR 13 2021 013813 0
 
 
Polo São Paulo
alelima@usp.br  
www.patentes.usp.br
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
EDITH MIER ALBA
SABRINA EVELIN MARTINIANO
SILVIO SILVERIO DA SILVA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum