Introdução De acordo com artigo recente publicado pela revista Molecules, o selênio é um dos elementos classificados dentro do grupo de micronutrientes indispensáveis à garantia do bom funcionamento de organismos. Inclusive, nos últimos anos, várias foram as descobertas sobre suas potencialidades na dieta animal e humana, tal como seu poder anticancerígeno. Considerando a importância nutricional desse componente e a necessidade de modelos de produção cada vez mais ambientalmente amigáveis, a presente invenção descreve um processo de produção de leveduras enriquecidas com selênio a partir de resíduos vegetais; tais como o bagaço da cana-de-açúcar e o farelo de arroz, cujos funcionam como fontes de carbono e nitrogênio. | 
|
Objetivos
Este processo inovador de produção biotecnológica utiliza resíduos agroindustriais como substrato, resultando em uma biomassa de levedura contento altos teores de selênio.
Os animais, como é sabido, obtêm selênio principalmente por meio dos alimentos; assim, essa biomassa pode ser utilizada como componente da alimentação animal para melhorar seu desenvolvimento, fertilidade, qualidade dos ovos, leites e carnes. Bem como atuar como componente na prevenção de uma série de doenças, por exemplo, o câncer.
Aplicações e público alvo
Ramo Agropecuário, Veterinário e Farmacêutico.
Estágio de desenvolvimento

Patente registrada sobre n° BR102016024902-3