PREDITOR DE FALHA APLICADA À GESTÃO DE VIA FERROVIÁRIA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 
 
 
INTRODUÇÃO
 
Devido ao avanço tecnológico no que se refere à automação e monitoramento de sistemas, a quantidade de dados gerados relativos ao desgaste e ao estado de equipamentos, das mais diversas áreas, vem crescendo rapidamente. Assim, sistemas de engenharia mais complexos podem fazer uso desta automação com o objetivo específico de gerar dados para se analisar o estado desses sistemas, de modo a tornar possível se determinar o risco de falha de um sistema, sobretudo com a realização de uma  previsão de quando a falha poderia ocorrer. Entretanto, realizar a organização e a interpretação da grande quantidade de dados gerados pelos diversos equipamentos de manutenção têm se mostrado um grande desafio no atual estado da técnica. Com isso, o uso de técnicas baseadas em inteligências artificiais computacionais vem se tornando cada vez mais importantes na análise deste grande e crescente volume de informações.
No contexto ferroviários, quando é identificada uma falha em um equipamento, são enviadas equipes para realizar a manutenção corretiva do equipamento. Além disso, são realizadas manutenções preventivas periódicas nos equipamentos. Ambas manutenções geram custos e transtornos operacionais, pois é necessário interromper o funcionamento da via durante o período de manutenção. Assim, a presente invenção trata-se de um modelo computacional baseado em inteligência artificial para classificação e predição de estado operacional de Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) – um equipamento crítico dos sistemas ferroviários. Esse modelo permite a redução de custos de manutenção e, consequentemente, da operação ferroviária, pois permite prolongar a vida útil de componentes e reduzir a indisponibilidade da via ferroviária devido à interrupções não programadas.

 
 
DIFERENCIAL
 
A presente invenção se diferencia por utilizar métodos de inteligência artificial que auxiliam na detecção e diagnóstico de falhas de equipamentos ferroviários. Para além de apenas identificar elementos que podem apresentar falhas, objetiva propor um método de classificação para medir a degradação da via, e, utilizando esta informação, obter uma estimativa do número de dias até que este AMV necessite de uma manutenção
 
 
 Figura: Trem em ferrovia. Fonte: próprio autor. 
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A presente invenção se insere no campo da Engenharia, mais especificamente nas áreas de Manutenção, e se orienta para setor ferroviário.
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
 
 
Área: Engenharia; 43/2021
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI USP
APOIO E FOMENTO: processos nº VERIFICAR
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”. 
Protegida sob os nº BR 10 2021 013327 9
Polo São Paulo
alelima@usp.br  
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
JOÃO BATISTA CAMARGO JUNIOR
JAMIL KALIL NAUFAL JUNIOR
RAFAEL YUJI YOKOWO
LUCIO FLAVIO VISMARI
PAULO SÉRGIO CUGNASCA
JORGE RADY DE ALMEIDA JUNIOR
GUILHERME KALLEMBACK
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum