INTRODUÇÃO
Celulases são enzimas capazes de atuar sobre materiais celulósicos, promovendo a hidrólise, área de pesquisa explorada principalmente a questões bioenergéticas. Uma das barreiras a ser vencida quanto ao uso das celulases é a produção da enzima em condições que garantam o produto com características satisfatórias para as aplicações, ou seja, enzimas industriais estáveis, processivas e de baixo custo.
Sendo o pH ótimo da enzima em questão, ácido (pH = 2), ela possui potencial para ser utilizada em processos biotecnológicos e/ou agroindustriais que envolvem hidrólise de celulose especialmente em condições que utilizam de pH baixo.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Pode ser aplicado: Indústria ração animal, pois aumenta digestibilidade de ruminantes e monogástricos; Indústria têxtil, pois atua na celulose do algodão; Formulação de detergentes, pois aumenta detergência; Indústria de papel, pois promove o branqueamento; Produção de biocombustível, pois promove a hidrólise da biomassa.
Figura: Figura ilustrativa.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Energia, Alimentos, Agropecuária 0040/201 IFSC Polo São Carlos
Pedido de Patente protegido sob o nº: BR102013010809-0 eduardobrito@usp.br
Apoio e fomento: FAPESP www.patentes.usp.br
Processo nº 10/18773-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”