INTRODUÇÃO
A presente tecnologia é uma inovação no setor alimentício, mais precisamente na fabricação de chocolates sustentáveis e nutritivos. A invenção utiliza subprodutos agroindustriais, para desenvolver uma formulação em pó que substitui a massa de cacau tradicional. Essa formulação permite a produção de chocolates com características semelhantes ao chocolate ao leite, mas com maior teor de fibras e outros nutrientes. Além de contribuir para o aproveitamento sustentável de subprodutos industriais, a tecnologia oferece uma solução acessível frente ao alto custo do cacau, impactado pelas mudanças climáticas.

DIFERENCIAL
O grande diferencial dessa tecnologia está na substituição da massa de cacau por uma formulação em pó feita a partir de uma combinação de subprodutos agroindustriais. Essa substituição promove características sensoriais similares às do chocolate ao leite, com as mesmas cor, textura e sabor. Além disso, a formulação eleva os teores de fibras, prebióticos e nutrientes, proporcionando maior sustentabilidade ao reaproveitar subprodutos que seriam descartados. A tecnologia não utiliza liquor de cacau, mas garante atributos organolépticos desejados, enriquecendo o chocolate de maneira acessível, com redução de custo, e aumento de disponibilidade de matéria prima.
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A composição é destinada à indústria alimentícia e chocolaterias que buscam soluções sustentáveis e nutritivas. A tecnologia permite a produção de chocolates sustentáveis, substituindo a massa de cacau por uma formulação em pó rica em fibras e nutrientes, desenvolvendo alimentos funcionais com características sensoriais atrativas, mas com menor dependência do cacau. Além disso, atende mercados sensíveis ao custo e impactados por mudanças climáticas.
Área: Agropecuária; 0021/2024
Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Instituto de Química – USP (Polo São Paulo)
Protegida sob o nº BR102024022050-1
alelima@usp.br - www.patentes.usp.br