SISTEMA TERANÓSTICO

 
INTRODUÇÃO
 
Na maioria das vezes, a escolha de uma estratégia para o tratamento do câncer depende do tipo de tumor, da sua localização no corpo do paciente e do seu estado de avanço. Os procedimentos cirúrgicos são frequentemente indicados nos casos em que a doença se manifesta de forma mais localizada. No entanto, é difícil identificar a real extensão da doença, aumentando consideravelmente a complexidade do procedimento cirúrgico e o risco de morte do paciente.

Com o desenvolvimento da nanotecnologia, novas propostas de terapias adjuvantes têm sido preconizadas como opções que apresentam uma maior eficiência no tratamento do câncer. Uma das tecnologias que vem se destacando é a hipertermia magnética. Neste processo, as nanopartículas magnéticas se direcionam às células cancerosas e são irradiadas com um campo magnético alternado, de modo que a sua temperatura aumenta até destruir as células cancerosas. Contudo, ainda que pareça uma técnica eficiente, ela apresenta limitações no que tange a meios de localizar as nanopartículas magnéticas e determinar a distribuição espacial da variação de temperatura ao longo do processo.

Pensando neste desafio, a presente invenção trata de um sistema teranóstico desenvolvido para abordar duas questões principais: a localização das nanopartículas magnéticas e a medição da temperatura durante a hipertermia em uma plataforma integrada durante o procedimento de hipertermia magnética. Este sistema é composto por um dispositivo de imagem por ultrassom, fontes de potência para gerar o campo magnético para a hipertermia magnética e localizar as nanopartículas magnéticas por magnetoacustografia; além de uma ou mais bobinas excitadoras.

Imagem:  Desenho esquemático da plataforma teranóstica na qual a bobina é usada para gerar os campos magnéticos para hipertermia magnética e para localização das nanopartículas magnéticas, assim, os sinais de ultrassom são coletados para gerar imagens de modo-B, térmicas e magnetoacustografia.

DIFERENCIAL
 
A característica exclusiva deste dispositivo é permitir que as aplicações terapêuticas e de diagnóstico possam ser alcançadas através de uma única bobina/conjunto de bobinas e uma única composição de nanopartículas magnéticas, proporcionando que todo o sistema seja usado como uma plataforma integrada.
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A tecnologia serve como ferramenta na área de Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), mais precisamente na área dos dispositivos para tratamento do câncer por meio da hipertermia magnética.

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais);  0101/2019
Artigo publicado sobre a tecnologia: https://doi.org/10.1109/TBME.2020.2990873.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP
APOIO E FOMENTO: CAPES; FAPESP, nº 2013/18854-6. “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob o nº BR102020011842-0
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Polo Ribeirão Preto
foprado@usp.br  
www.patentes.usp.br
­
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
YASER HADADIAN
JOÃO HENRIQUE ULIANA
ANTONIO ADILTON OLIVEIRA CARNEIRO
THEO ZEFERINO PAVAN
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum