SISTEMA E MÉTODO DE PROPULSÃO E CONTROLE PARA PLATAFORMAS DE LANÇAMENTO DE VEÍCULOS AÉREOS

 

INTRODUÇÃO
         No âmbito educacional é cada vez mais notável a importância das aulas práticas. Adequar a metodologia e os recursos visuais de forma que haja a devida comunicação com os alunos, proporcionar um ambiente que estimule o aluno a pensar e desenvolver a consciência crítica, são tarefas essenciais que cabem ao professor.

         Nas aulas práticas o aluno é estimulado a pensar, questionar, criar, formular hipóteses, ou seja, ele aprende a interagir com suas próprias dúvidas, tornando-se agente de seu aprendizado, podendo com isso, reverter seus conhecimentos em ações voltadas à melhoria de sua qualidade de vida e de sua comunidade.

         A presente invenção compreende, basicamente, um sistema de lançamento de veículos aéreos que visa solucionar o problema técnico da dificuldade de se simular situações de lançamento e voo de diferentes tipos de aeronaves a partir de uma mesma base de lançamento e de permitir ao usuário regular e monitorar todos os parâmetros de lançamento, de forma inédita, simples e prática. O invento tem cunho educativo e busca desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáutica em crianças, jovens e adultos de uma forma lúdica, criativa e prazerosa.

           Quando comparado aos produtos existentes, destacam-se as principais características:

         - Permite o lançamento de diversos veículos aéreos – aviões, helicópteros, foguetes, planadores e pa- raquedistas;

           - É dotado de sistemas de medição e controle da força de lançamento, velocidade inicial, peso da aero- nave no lançamento, dentre outros, para permitir ao usuário vivenciar os mais variados conceitos de mecânica de voo, de projetos aeronáuticos e das variações de grandezas físicas;

           - Contém sistema de propulsão que transforma a energia de um elemento resiliente (preferencialmente uma mola) em pressão de ar comprimido;

           - Possui diversos componentes/sistemas de alto desempenho, com projeto muito simples e materiais em- pregados de baixo custo de produção.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

           O presente sistema pode ser empregado como ferramenta de ensino em cursos básicos, intermediários, técnicos e principalmente em cursos de engenharia aeronáutica e pilotagem de aeronaves, na forma de simulador, tendo como público alvo, ndústrias que atuam na fabricação de kits educacionais, simuladores e brinquedos educativos.

 

   

        Figura  - Vistas em perspectiva e frontais do sistema de propulsão contendo o acessório para acoplamento em avião e helicóptero.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Outros   0036/2017   EESC                                                                                         Polo São Carlos

Patente protegida sob o nº:  BR102018005597-6                                                            eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                             www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Álvaro Martins Abdalla
Palavras-chave:
Aeronaves
Brinquedo Educativo
Mísseis
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum