SENSOR ELETROQUÍMICO VESTÍVEL PARA DETECÇÃO DE PESTICIDAS EM ALIMENTOS

 

INTRODUÇÃO

Como forma de aumentar a produtividade agrícola em resposta ao crescimento populacional, a agricultura vem sendo bombardeada com o uso indiscriminado de pesticidas e agroquímicos que acarreta uma demanda de métodos analíticos para monitorar a contaminação por essas substâncias - que, normalmente apresentam alto custo e demandam mão de obra especializada e longo tempo de análise. Dessa forma, a presente invenção apresenta um sensor eletroquímico não-enzimático vestível, sem as limitações associadas aos biossensores supracitados e capaz de detectar a presença de pesticidas na superfície de amostras agrícolas e alimentos.

DIFERENCIAL

A presente invenção diferencia-se de outras similares por utilizar membranas de ácido poli-láctico (PLA) para a fabricação de eletrodos impressos e a subsequente detecção de pesticidas; e também por possibilitar a detecção direta e sobre a pele de vegetais, sem exigir preparo de amostra - o que abre espaço para análises rápidas e de baixo custo das substâncias em questão em amostras de alimentos.

Figura: Fotos de sensores vestíveis para detecção in situ de agrotóxicos diretamente na superfície da maçã (A) e da couve (B) - BR102022022951-1

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

A presente tecnologia pertence ao campo da Química e da Física, mais especificamente às áreas ambiental, de saúde e controle de qualidade de alimentos e agropecuária. O dispositivo discriminado pela patente pode ser empregado na análise descentralizada de pesticidas no local da amostra, podendo ser conduzida em supermercados, indústrias de processamento de alimentos e em qualquer outro local em que os alimentos estejam condicionados à presença de pesticidas. Além disso, seu emprego pode ser estendido para amostras ambientais, como rio, mar, córregos e lagos, por exemplo.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Agropecuária, Alimentos, Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), Outros; 0038/2022

Instituto de Física de São Carlos/IFSC - Universidade de São Paulo/USP

APOIO E FOMENTO: Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo/FAPESP, processo nº 2016/01919-6

Protegida sob o nº BR102022022951-1

Polo Ribeirão Preto

foprado@usp.br

www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
PAULO AUGUSTO RAYMUNDO PEREIRA
NATHALIA OEZAU GOMES
RAFAELLA PASCHOALIN
SERGIO ANTONIO SPINOLA MACHADO
OSVALDO NOVAIS DE OLIVEIRA JUNIOR
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum