RECUPERAÇÃO DE NUTRIENTES EM RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA OBTENÇÃO DE UM FERTILIZANTE MULTI MINERAL

 

INTRODUÇÃO
          A presente invenção se insere no campo da obtenção de fertilizante mineral através da recuperação de nutrientes em resíduos orgânicos. O fertilizante é obtido por meio do tratamento ácido de dejetos animais, urbanos e industriais, por exemplo, excretas de aves de postura, promovendo a recuperação de fósforo e outros nutrientes. O fertilizante obtido apresenta característica de liberação lenta e possui uma composição multimineral com alta concentração de macronutrientes (P, K, Mg, S) e reduzida quantidade de micronutrientes e metais.

        A reciclagem de nutrientes a partir de dejetos de animais domésticos, bem como a partir de resíduos industriais, têm se tornado uma alternativa sustentável e viável economicamente para produção de fertilizantes multiminerais. 

    IMAGEM ILUSTRATIVA: Parte do Processo de obtenção da Composição Multimineral - BR102019027642-8.

 

DIFERENCIAL

          A utilização da técnica possibilita a produção de fertilizante de liberação lenta no caso de minerais como o fósforo, atendendo a uma demanda de mercado e evitando a adsorção de P no solo, ao mesmo tempo que atende às necessidades das plantas.

              Além disso, a presente invenção permite a máxima recuperação de nutrientes já existentes em excretas de aves de postura, sem a necessidade de adição de produtos químicos para incrementação das quantidades de minerais presentes no produto final.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

         Países e/ou regiões com problemas de contaminação ambiental devido ao uso excessivo de resíduos animais na agricultura terão particular interesse na presente invenção, uma vez que a mesma elimina patógenos e metais pesados presentes nos dejetos animais. Além disso, as máquinas utilizadas para produção do composto são similares e/ou de fácil adaptação pela indústria atualmente existente.  

             

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Agropecuária;  0003/2018  

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP; Bangor University

APOIO E FOMENTO: CNPQ, nº 142216/2014-3; CAPES, nº 88887.115606/2015-00.      Polo Piracicaba

Patente protegida sob o nº:  BR102019027642-8                                                               paulogil@usp.br

                                                                                                                                          www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Área(s):
Agropecuária
Para mais informações, entre em contato:
PAULO ROBERTO TRAUTEVEIN GIL
AGENTE DE INOVAÇÃO
Universidade de São Paulo
55 11 3091 4429
paulogil@usp.br
Inventores:
IONÁ RECH
MARCOS YASSUO KAMOGAWA
DAVEY LEONARD JONES
PAUL JOHN ANTHONY WITHERS
PAULO SERGIO PAVINATO
Palavras-chave:
Agronegócio
Fertilizante
resíduo agroindustrial
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum