Processo para Fabricação de Moldes de Silicone, Moldes de Silicone, e Uso dos Moldes de Silicone.

 

Introdução

No cenário de pesquisa protética, ou qualquer outro em que a reprodução de réplicas esteja inserida, já é conhecida a capacidade abrangente de aplicações das confecções de moldes de silicone, sendo isto devido às propriedades únicas de elasticidade, resistência mecânica, entre outros, que o silicone transparente apresenta. Entretanto, verifica-se que as atuais técnicas aplicadas têm um custo elevado, difícil aplicação de moldagem, utilizam muitos materiais e poucos reproduzem as peças com perfeição.

 

 

Figura 1 – Representação da retirada da réplica do interior do molde.

 

Objetivos 

A presente invenção descreve um processo para fabricação de moldes de silicone para a produção de réplicas, individuais e personalizadas, de peças e ossos de quaisquer tamanhos e formas.

As técnicas de moldagens foram desenvolvidas visando à melhora na qualidade das réplicas reproduzidas, bem como um artefato para trabalhar na confecção de peças especiais como órteses e próteses sejam elas dentárias, ortopédicas ou similares. A produção de réplicas perfeitas proporcionada pelo molde de silicone evita deformidades e erros causados por uma má qualidade dos moldes para produção de réplicas em estudos, pesquisa e desenvolvimento, pois as réplicas reproduzidas pelos moldes de silicone são idênticas às peças matrizes, com suas irregularidades de superfície e precisão de acabamento.

Quando comparado às alternativas disponíveis para fabricação de moldes e réplicas, destacam-se os seguintes benefícios:

• Alta qualidade da replicagem;

• Reutilização dos materiais utilizados na confecção dos moldes;

• Diminuição da matéria prima de moldagem (silicone);

• Facilidade de obtenção de moldes grandes, pequenos ou de forma complexa.

 

Aplicações

Processo para fabricação de moldes de silicone para a confecção de peças de precisão e de segurança tais como elementos de máquinas de precisão, componentes de próteses, órteses e implantes ósseos.

 

Público alvo: Instituições que atuam na fabricação de moldes de silicone e produção de réplicas, inclusive, laboratórios de pesquisas, laboratórios de próteses, órteses ou similares. 

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR102016023090-0.

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Benedito De Moraes Purquerio
Carlos Alberto Fortulan
Victor Tamassia Noppeney
Letícia Hatsue Maki
Palavras-chave:
Moldagem
Molde de Silicone
Produção
Réplicas
Reprodução de Peças
Técnicas de Moldagem
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum