PREPARAÇÃO E USO DE NANOCRISTAIS DE DAPSONA PARA TRATAMENTO DE MÚLTIPLAS DOENÇAS

 

INTRODUÇÃO

A dapsona foi sintetizada em 1908 e, desde 1943, é utilizada como principal fármaco da poliquimioterapia anti-hansênica. Além disso, a dupla atividade bem estabelecida da substância permite que ela seja empregada no combate a diversas doenças, como as dermatológicas e a demência. Entretanto, alguns dos fatores que limitam seu uso é a ocorrência relativamente comum de efeitos adversos, incluindo anemia hemolítica, metemoglobinemia e agranulocitose, e a baixa solubilidade em água e alta permeabilidade nas membranas biológicas.

Dessa forma, a presente invenção visa à obtenção de uma preparação inovadora de nanocristal de dapsona, que aumenta a disponibilidade do fármaco e, por conseguinte, sua segurança, utilizando o método intitulado top-down aliado à abordagem estatística.

DIFERENCIAL

A presente tecnologia difere-se de invenções similares por revelar uma preparação única para o combate a diferentes doenças. Os nanocristais apresentam potencial para administração de doses reduzidas de medicamento, com menor ocorrência de efeitos adversos e maior adesão do paciente ao tratamento.

A inovação também ocorre na preparação dos nanocristais em escala nanométrica, para o tratamento de infecções e inflamações, entre outras disfunções, com obtenção através de um único equipamento e com menor descarte do fármaco no meio ambiente.

 

 

 

 

 

Figura: Ilustração em 3D do fármaco dapsona - BR102022015889-4

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

A tecnologia pertence à área da Saúde e é destinada aos profissionais do campo em questão. Através dos estudos realizados, que incluíram a caracterização físico-química, o estudo da toxicidade e a estabilidade da formulação, confirmou-se que os nanocristais de dapsona apresentam potencial considerável para o tratamento de doenças infecciosas e inflamatórias, com reduzidos efeitos adversos.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Agropecuária, Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0004/2022

Faculdade de Ciências Farmacêuticas/FCF - Universidade de São Paulo/USP

APOIO E FOMENTO: Sem fomento

Protegida sob o nº BR102022015889-4

Polo São Paulo

alelima@usp.br

www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
NADIA CHACRA
NATALY PAREDES DA ROCHA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum