NANOCOMPOSTO PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO CAUSADA POR ENCEFALOPATIA SÉPTICA

 

INTRODUÇÃO

A encefalopatia séptica é uma disfunção cerebral difusa que comumente ocorre em pessoas que sofrem de infecção generalizada (sepse). Costuma ser associada a episódios de ansiedade, depressão, problemas cognitivos e dificuldades locomotoras após a alta. A tecnologia descreve o uso de nanopartículas de ouro revestidas com citrato na preparação de um medicamento para a prevenção e/ou tratamento da depressão induzida por um episódio de encefalopatia séptica. Os compostos foram obtidos através de experimentos em que se observaram redução dos níveis de glutamato no córtex e menores indícios de comportamentos depressivos em camundongos submetidos a um episódio de sepse e posterior tratamento com as nanopartículas de ouro revestidas de citrato. 

DIFERENCIAL 
 
A tecnologia é pioneira ao propor um tratamento para as alterações neurocomportamentais derivadas de encefalopatia séptica. Utiliza-se de nanopartículas de ouro que possuem potencial antineoplásico na preparação de um medicamento para prevenir quadros depressivos comumente observados meses a anos após o episódio de encefalopatia séptica. Devido às propriedades anti-inflamatórias das nanopartículas de ouro recobertas com citrato em tecido nervoso, este composto tem enorme potencial de atuar em doenças que sejam caracterizadas por inflamação cerebral. 
 
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
 
A inovação apresentada se insere no campo farmacológico e tem potencial de desenvolvimento de um medicamento para um tratamento preventivo e inovador.
 
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais);  0032/2019
Instituto de Ciências Biomédicas - USP
APOIO E FOMENTO: processo nº 2014/05146-6. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob o nº BR102021018200-8

 

Polo São Paulo
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
BRYAN FELLIPE DA SILVA CORTES
CINTHYA ECHEM DE SOUZA PEREIRA
DAVIDE DI BELLA
DIANA ZUKAS ANDREOTTI
ELIANA HIROMI AKAMINE
ELISA MITIKO KAWAMOTO
JOÃO PAULO SOUSA FERREIRA
LUIS GUILHERME XAVIER FERNANDES
MARIA HELENA CATELLI DE CARVALHO
RENÉE DE NAZARÉ OLIVEIRA DA SILVA
STEPHEN FERNANDES DE PAULA RODRIGUES
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum