INTRODUÇÃO
A encefalopatia séptica é uma disfunção cerebral difusa que comumente ocorre em pessoas que sofrem de infecção generalizada (sepse). Costuma ser associada a episódios de ansiedade, depressão, problemas cognitivos e dificuldades locomotoras após a alta. A tecnologia descreve o uso de nanopartículas de ouro revestidas com citrato na preparação de um medicamento para a prevenção e/ou tratamento da depressão induzida por um episódio de encefalopatia séptica. Os compostos foram obtidos através de experimentos em que se observaram redução dos níveis de glutamato no córtex e menores indícios de comportamentos depressivos em camundongos submetidos a um episódio de sepse e posterior tratamento com as nanopartículas de ouro revestidas de citrato.
DIFERENCIAL
A tecnologia é pioneira ao propor um tratamento para as alterações neurocomportamentais derivadas de encefalopatia séptica. Utiliza-se de nanopartículas de ouro que possuem potencial antineoplásico na preparação de um medicamento para prevenir quadros depressivos comumente observados meses a anos após o episódio de encefalopatia séptica. Devido às propriedades anti-inflamatórias das nanopartículas de ouro recobertas com citrato em tecido nervoso, este composto tem enorme potencial de atuar em doenças que sejam caracterizadas por inflamação cerebral.
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A inovação apresentada se insere no campo farmacológico e tem potencial de desenvolvimento de um medicamento para um tratamento preventivo e inovador.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0032/2019
Instituto de Ciências Biomédicas - USP
APOIO E FOMENTO: processo nº 2014/05146-6. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob o nº BR102021018200-8
Polo São Paulo
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br