MICROPARTÍCULAS DE OLEORESINA DE COPAÍBA COM ATIVIDADE ANTINFLAMATÓRIA E ANTIMICROBIANA

 

Introdução

Os anti-inflamatórios não esteroidais compõem uma grande parcela do mercado da indústria farmacêutica brasileira, porém estes apresentam diversos efeitos colaterais, como ulceração gástrica, hemorragia e hipersensibilidade. Sendo assim, se faz necessária a busca por novos anti-inflamatórios com efeitos colaterais reduzidos, aliados a um baixo custo.

       Devido à elevada biodiversidade presente no Brasil, o potencial para o obtenção de compostos com atividade terapêutica é alto. Desta forma, a tecnologia trata do processo de obtenção e uso da fração volátil de oleoresina de copaíba, a qual apresenta atividade biológica relevante para diferentes finalidades, incluindo anti-inflamatória, com potência comparável às drogas de referência atuais.

 

Objetivos

A tecnologia descreve um processo simples e de baixo custo para obtenção da fração volátil de oleoresina de copaíba, além da microencapsulação posterior da mesma para formulação de medicamentos fitoterápicos de uso oral ou tópico, como anti-inflamatórios  e antimicrobianos, assim como para criação de cosméticos e dermocosméticos.

 

Aplicações e público alvo

Indústria cosmética e farmacêutica

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Pedido de patente depositado sob o nº: PI0600453-9

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Elaine Cruz Rosas
Maria Das Graças Müller De Oliveira Henriques
Mônica Freiman De Souza Ramos
Osvaldo De Freitas
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum