Jogue Ferro na Água: Todos juntos pelo fim da anemia

 

Introdução

Dados mostram que a anemia é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Globalmente ela atinge mais de 1 bilhão de pessoas, principalmente mulheres e crianças de países em desenvolvimento (WHO).

Esse problema acarreta no comprometimento do desenvolvimento mental e escolar, é associada a aumento de mortalidade de grávidas e bebês e gera baixa capacidade física de jovens e adultos de todas as idades, impactando a produtividade econômica dos países.

Frente à isso, nasceu a ideia do projeto “Jogue o ferro na água”, desenvolvida pelo Prof. Dr. Dutra de Oliveira, professor titular da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.

 

Objetivo

O projeto tem como objetivo desenvolver um produto através da fortificação da água potável consumida em residências, escolas, creches e principalmente a água que é utilizada na alimentação através da inserção de ferro nela.

 

Benefícios

a) Solução simples e eficaz;

b) Projeto de baixo custo;

c) Grande potencial de impacto social.

 

Aplicações

O projeto é aplicado no desenvolvimento de uma água enriquecida de ferro para combater à anemia.

 

Público alvo: O projeto tem como público alvo empresas que atuam no engarrafamento e distribuição água ou outras bebidas.

 

Informações adicionais

O projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo e está buscando empresas interessadas na transferência de know-how para seu desenvolvimento.

Nos próximos meses o projeto será divulgado em diversas regiões da costa brasileira e no caribe com a finalidade de que mais pessoas adotem à essa iniciativa.

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 16 3602 4651
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum