GRAXAS LUBRIFICANTES PARA HOMOGENEIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO MAGNÉTICAS

 

Edital de Dispensa nº 01/2022-AUSPIN (clique aqui)

­INTRODUÇÃO

As graxas magnéticas lubrificantes configuram-se como semifluidos ou pastas, compostas por óleos sintéticos e um agente espessante, que aumenta a viscosidade do material. Entretanto, dependendo do agente utilizado, o ponto de gota da graxa (que determina a passagem do estado altamente viscoso para o líquido), pode atingir temperaturas altíssimas, que variam entre 65º e 300º.

Para tanto, a presente invenção discorre sobre graxas magnéticas lubrificantes que compreendem nanopartículas superparamagnéticas (isto é, que apresentam magnetização apenas na presença de um campo magnético externo) e seu consecutivo processo de síntese. A invenção tem como objetivo principal auxiliar na refrigeração e na homogeneização do campo magnético de materiais que atingem as temperaturas supracitadas, além de aumentar as propriedades lubrificantes tanto das graxas simples quanto das compostas. As graxas também podem ser utilizadas como aditivos para óleos lubrificantes.

Figura: Micrografia de nanopartículas recobertas com ácido graxo - BR 10 2013 015307 9
 
DIFERENCIAL
 
Apesar do uso de nanopartículas superparamagnéticas em óleos já ter um campo de estudo considerável e bem estabelecido, os óleos não podem ser aplicados nos mesmos materiais que as graxas. Dessa forma, a presente invenção permite um avanço tecnológico considerável neste campo de aplicação, além da possibilidade de utilização em diversas áreas.
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A presente invenção se insere nas áreas da Química, da Física e da Biologia, mais especificamente no campo da nanotecnologia. Considerando a capacidade da tecnologia em aumentar as propriedades lubrificantes das graxas simples e compostas, ela pode ser empregada na homogeneização do campo magnético de diversos materiais, como bobinas magnéticas ou transformadores, além de poderem ser usadas na indústria automobilística, no setor de fabricação de motores. 
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Nanotecnologia
Instituto de Física/IF - Universidade de São Paulo/USP
APOIO E FOMENTO: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP, processo nº 08/57685-7
Protegida sob o nº BR 10 2013 015307 9
 
 
 
 
 
 
Polo São Paulo
alelima@usp.br 
www.patentes.usp.br
­
Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
GIANCARLO ESPÓSITO DE SOUZA BRITO
ANTONIO MARTINS FIGUEIREDO NETO
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum