DISPOSITIVO PARA CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS

 

­INTRODUÇÃO

O ingresso e a disseminação de pragas exóticas na agricultura brasileira comprometem a produção de diversas culturas e causam grandes perdas para a safra; para evitar tais problemas, uma das soluções viáveis é o controle biológico, feito, por exemplo, através da adoção de veículos aéreos não tripulados (VANT). Os VANT trazem grande vantagem para o controle de pragas, visto que têm custo reduzido, independências do uso de mão de obra não qualificada, alta mobilidade e menos risco de saúde por parte do trabalhador.
 
Dessa forma, a presente invenção configura-se como um software embutido em um VANT, com a função de liberar cápsulas biodegradáveis contendo artrópodes, inimigos naturais das pragas em questão, através de leitura de sensores e controle de motores para que a tarefa seja cumprida
 
Imagem Ilustrativa – Aeronave não tripulada com mecanismo liberador de insetos acoplado embaixo dela - BR 51 2019 001239 9.
 
DIFERENCIAL
 
A tecnologia apresentada difere-se das outras tecnologias por não necessitar de um piloto para executar o plano de voo. Em comparação com a distribuição manual, o drone apresenta uma taxa de liberação de cápsulas maior que a feita por pessoas. Além disso, utiliza poucos recursos naturais e tem custo muito menor quando comparada a invenções similares
 
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A presente invenção pertence ao ramo da Agricultura, visto que visa ao controle biológico de pragas sem a utilização de agentes químicos e impedindo que haja perda significativa da safra de alimentos. A invenção é destinada a indústrias agrícolas que busquem por uma tecnologia menos dispendiosa e mais viável para o controle de pragas, sem colocar em risco a saúde do trabalhador e usando um método que tenha maiores resultados.
 
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Agropecuária;  0017/2019 
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/ICMC - Universidade de São Paulo/USP
APOIO E FOMENTO: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES. Processo nº 6552065/D.
Protegida sob o nº BR 51 2019 001239 9
 
Polo São Carlos
 alelima@usp.br 
www.patentes.usp.br
­
Informação sobre a PI:
Área(s):
Agropecuária
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
HEITOR DE FREITAS VIEIRA
GUSTAVO JOSE PEREIRA LEITE
JÓ UEYAMA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum