APARELHO ORTODÔNTICO TRANSPARENTE INFANTIL

 
 
 
INTRODUÇÃO
 
Um dos obstáculos de quem quer ter o sorriso perfeito é o visual. A aparência do aparelho pode causar mal-estar e constrangimento social, proporcionando perda na qualidade de vida. 
A presente invenção se refere a um dispositivo ortodôntico do tipo grade palatina fixa, com componentes transparentes, para o tratamento de crianças com má-oclusão de mordida aberta anterior. O dispositivo se apresenta como uma opção funcional e estética à grade palatina fixa convencional metálica utilizada para tratamento ortodôntico da má-oclusão de mordida aberta anterior. O dispositivo pode ser apresentado em peças individuais transparentes, que poderão ser unidas ao fio aço com resina acrílica ou parafuso, ou como um dispositivo único, composto por quatro peças transparentes já adaptadas a um fio de aço pré-contornado. O objetivo da invenção é amenizar o constrangimento do paciente durante o convívio social sem comprometer a eficiência e eficácia do tratamento ortodôntico. Essa opção de aparelho oferece o obstáculo mecânico necessário para correção da mordida aberta sem impactar a estética do sorriso, incentivando a colaboração e o bem-estar do paciente durante o tratamento ortodôntico.


 
 
DIFERENCIAL
 
A presente inovação se diferencia em razão proporcionar o uso de dispositivo ortodôntico infantil de forma que não impacte o bem-estar e nem cause constrangimentos sociais, pelo fato de ser transparente. É diferente das placas de acetato, que não servem para corrigir má-oclusão de mordedura. 
 
 
 Figura: Desenho esquemático da apresentação do dispositivo - BR 10 2021 022119-4
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A presente invenção se insere no campo da ortodontia, mais especificamente para crianças, e permite o uso mais estético de aparelhos para crianças com com má-oclusão de mordida, ou seja, com a mordedura incorreta.
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
 
 
Área: Odontologia; 0030/2021
FOUSP - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
APOIO E FOMENTO: processos nº VERIFICAR. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”. 
Protegida sob os nº BR 10 2021 022119-4
Polo São Paulo
alelima@usp.br  
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Daniela Gamba Garib Carreira
CAMILA DA SILVEIRA MASSARO
LOURIVAL DE CASTRO GARCIA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum