ADAPTADOR DE SERINGA DE INSULINA PARA ACESSIBILIDADE AO USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 
 
 
INTRODUÇÃO

Devido a incidência e crescimento do Diabetes globalmente, e a parcela de pessoas que possuem a doença e desenvolvem a retinopatia diabética (RD), tendo comprometimento da capacidade visual, a tecnologia propõe um adaptador de seringa de insulina que facilite a autoaplicação da medicação para esses indivíduos. A retinopatia diabética acomete cerca de 20 a 40% dos diabéticos, afetando diretamente a visão e dificultando, em muitos casos, a continuidade do tratamento da doença. Por isso, a tecnologia desenvolvida estabelece um dosador para ser utilizado com seringa de fácil manuseio e aplicação, visando a acessibilidade do usuário, seja sua dificuldade decorrente de baixa capacidade motora ou visual. Dessa forma, o usuário pode, de forma individual, identificar a quantidade correta aferida e aplicar a medicação, de forma que garante o melhor uso e facilita a permanência do tratamento.

Imagem ilustrativa – dosador com uso em seringa. Fonte: autoria própria.

DIFERENCIAL

O conjunto da régua perfurada e batente, como ilustrados acima, são estruturas sólidas e inteiriças, de fácil reprodução por moldagem ou impressão 3d, o que torna sua fabricação conveniente, simples, e de reutilização indefinida. A tecnologia apresenta estrutura simples e de poucas partes móveis, de forma que se propõe a ser prática e de uso intuitivo.

APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO

A tecnologia auxilia na autonomia e acessibilidade do usuário que necessita fazer uso de seringas, servindo como ferramenta nos campos da Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), de forma que pode ser utilizada para seu objetivo sem alterações, como pode ser adaptada para englobar e auxiliar pessoas com maiores dificuldades visuais, como pela inserção de indicações em braile, por exemplo, abrangendo um maior público-alvo.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), Outros; 0063/2020

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Protegida sob o nº BR 20 2021 0133303 7

Polo Ribeirão Preto

foprado@usp.br

www.patentes.usp.br

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum