[05/05/2023] MODELAGEM NUMÉRICA DE ÓLEO NO MAR BASEADA EM EXPERIMENTO DE DISPERSÃO SUBAQUÁTICA QUÍMICA E MECÂNICA

 

A Agência USP de Inovação divulga a demanda da Petrobras dentro do programa “Conexões para Inovação” (https://tecnologia.petrobras.com.br/pt/conexoes-inovacao), módulo “Parcerias Tecnológicas” que está procurando modelagens numéricas de óleo no mar, baseadas em experimentos de dispersão subaquática química e mecânica.

Pertence à área de exploração e produção de petróleo e gás natural (onshore e offshore), a demanda em questão deve considerar diversos cenários acidentais, gerando saídas que possibilitem a comparação de estratégias: sem dispersão (caso base), com dispersante químico e por dispersão mecânica. Também deve ser proposto um modelo para estimar a eficiência da dispersão química subaquática, com base na redução dos tamanhos de gotas, considerando as propriedades físico-químicas dos óleos, dispersantes e as variáveis experimentais avaliadas, escalonável para condições de campo. As informações almejadas são de grande valia para interlocução com os órgãos ambientais sobre a utilização de dispersantes, quando provado que esta abordagem seja a de menor impacto ao ecossistema.

 

OBJETIVOS PRINCIPAIS:

  • Avaliação do desempenho de dispersantes químicos em simulações de aplicação subaquática, através de experimentos em meso-escala que simulem a liberação subaquática de óleo e o efeito da injeção subaquática de dispersantes;
  • Interpretação dos resultados, incluindo a distribuição de tamanhos de gotas de óleo em cada condição experimental, o tempo de ressurgência da pluma de óleo, a taxa otimizada de aplicação de dispersante;
  • Proposição de modelo para estimar a eficiência de dispersão química subaquática, considerando as propriedades físico-químicas dos óleos, dispersantes e as variáveis experimentais.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

  • TRL Pretendido: TRL7-9
  • CRL Pretendido: CRL4-7

INFORMAÇÃO PARA INSCRIÇÃO E OPORTUNIDADE DE COLABORAÇÃO:

- As inscrições podem ser feitas até 05/05/2023, com prazo de desenvolvimento de solução de 30 meses. Maiores informações, bem como acesso aos meios de inscrição, podem ser encontradas em: https://sigitec-competitividade.petrobras.com.br/v2/public/opportunity/public-selection/1501.

A Universidade de São Paulo, bem como a Agência USP de Inovação, responsabiliza-se exclusivamente pela divulgação desta oportunidade e não faz quaisquer garantias ou assume quaisquer responsabilidades quanto ao conteúdo desta.

Informação sobre a PI:
Área(s):
- Conexão USP
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum