Videotato

 

Introdução

O Videotato é um equipamento de baixo custo, pequeno como um maço de cigarros que, quando aproximado a uma imagem luminosa ou iluminada, proporciona a rotação de pequenos discos que permitem ao cego identificar pelo tato os contornos dessa imagem. Esta tecnologia assistiva permite ao deficiente visual acessar diagramas, mapas e fotografias por meio de monitores e telas LCD.

Objetivos

O Videotato tem o objetivo de popularizar o acesso de cegos às imagens que, cada vez mais, são disponibilizadas por meios eletrônicos (computadores, smartfones, câmeras digitais, tablets, etc.), ao tornar acessíveis as aplicações abaixo. 

Aplicações e público alvo

-Viabilização de materiais didáticos informatizados (portáteis e de baixo custo) para ensino de geometria e geografia para cegos.

-Incremento à mobilidade, pelo uso facilitado de mapas (ilustração superior) e pela eventual substituição da bengala por uma câmera digital associada a um Videotato.

-Leitura Braille direto na tela, como um substituto de baixo custo aos equipamentos do tipo display Braille (linha Braille).

 

Estágio de desenvolvimento
 

Patente registrada sob n° BR 10 2012 009742-7

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Lima
Universidade de São Paulo
alelima@usp.br
Inventores:
Klaus Bruno Tiedemann
Márcio Cruz
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum