INTRODUÇÃO
Pensando na capacitação de estudantes de odontologia nas etapas iniciais de sua formação pré-clínica, o simulador VIDA Odonto foi criado para o treinamento de anestesia do nervo alveolar inferior. Através da háptica que simula uma seringa carpule e a sensação de resistência quando a agulha punciona a mucosa virtual, o VIDA Odonto promove imersão a um ambiente odontológico com um paciente virtual para fazer com que o estudante sinta-se envolvido em situações que ocorrem em um laboratório real.
O sistema é composto por um modelo gráfico de cabeça humana com alto detalhamento interno das estruturas anatômicas e consultório tridimensional, e permite ao operador a realização o movimento inicial da seringa, avaliação de sua precisão e gravação do procedimento de aplicação de anestesia para bloqueio do nervo alveolar inferior.
A estrutura do VIDA Odonto é formada pelo módulo principal denominado “Aluno”. Os componentes de entrada do sistema envolvem a captura de movimento por um dispositivo háptico e um sensor de captura de gestos. O componente de saída consiste do retorno háptico e um dispositivo de realidade virtual do qual possibilita a imersão do usuário no consultório virtual.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A presente invenção se insere no campo de desenvolvimento de simuladores virtuais, mais especificamente voltado para o desenvolvimento de um sistema virtual de treinamento odontológico.
Figura - Arquitetura básica do módulo “Aluno”.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Outros
0044/2019 Faculdade de Odontologia de Bauru; Escola Politécnica - USP
Protegido sob o nº: BR512019002366-8 Polo São Paulo
APOIO E FOMENTO: nº 2018/00690-0, alelima@usp.br
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). www.patentes.usp.br
“As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”; 311991/2015-7 CNPq