Secagem de Micro-organismo

 

Introdução

A Saccharomyces boulardii é uma levedura tropical não-patogênica, a qual foi primeiramente isolada da fruta silvestre lichia, na Indochina, nos anos 50. Demonstra capacidade de manter e restaurar a flora intestinal nos intestinos delgado e grosso, a levedura S. boulardii tem sido adicionada à dieta alimentar com finalidade terapêutica. Comercialmente, a S. boulardii apresenta-se na forma farmacêutica de cápsula, na qual é encontrada liofilizada. 

Objetivos

A presente invenção descreve micropartículas contendo a levedura Saccharomyces boulardii encapsulada em um material gastrorresistente, as quais são obtidas pela técnica de spray drying, de modo que a administração oral do probiótico ocorre sem que haja perdas da eficácia pela passagem no trato gastrointestinal.

 

Aplicações e público alvo

-Adição como probiótico para indústrias de alimentos.

-Utilização na industria farmacêutica como efeitos protetores contra patógenos entéricos, tais como a Vibrio cholerae e a Escherichia coli, estimulando as defesas imunes do hospedeiro e inibindo a resposta inflamatória induzida por enterotoxinas.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Parceiros: FAPESP

Patente registrada sobre n° BR 10 2012 011033-4

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Hamilton Cabral
Tamara Ângelo De Oliveira Santos
Rodrigo Molina Martins
Luis Alexandre Pedro De Freitas
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum