SOFTWARE PARA CONTROLE DE QUALIDADE DE ULTRASSOM MODO-B

 

Introdução

O sistema de imagem de ultrassom modo-B é o tipo mais utilizado de ultrassom na medicina atual, ele pode estabelecer informações sobre a estrutura interna do corpo e tem sido utilizado no diagnóstico do fígado, mama, coração e feto.

No entanto, para garantir seu bom desempenho, é necessário que seja rotineiramente aplicado os procedimentos de controle de qualidade, o qual nos dias de hoje é feito manualmente, tornando o processo lento e sujeito a erros humanos.

 

Objetivos

O objetivo da tecnologia visa facilitar a aplicação dos procedimentos de controle de qualidade para ultrassom modo-B através de um programa computador que proporciona a aquisição, processamento e armazenamento dos dados coletados em diversos procedimentos de controle de qualidade em equipamentos de ultrassom modo-B. O especialista pelo procedimento de controle de qualidade preenche um formulário virtual com os dados obtidos do ultrassom, junto ao aparelho simulador previamente posicionado. Todo o procedimento de avaliação é feito automaticamente, finalizando com um prontuário digital do equipamento.

 

Aplicações e público alvo

a) Empresas de equipamentos médicos e hospitalares;

b) Empresas de engenharia biomédica.

 

Informações adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). O software está registrado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Sofware registrado sob n° BR512017000466-8

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum