PyMR - A FRAMEWORK FOR PROGRAMMING MAGNETIC RESONANCE SYSTEM

 

INTRODUÇÃO
          Tendo em vista o cenário atual, no qual os pesquisadores da área de ressonância magnética (RM)  possuem acesso restrito e desatualizado para desenvolvimento de novos sistemas e sequências de pulsos, o PyMR vem para contribuir na concepção de sistemas inovadores, introduzindo conceitos modernos, robustos e escaláveis de produção de software e gerenciamento de hardware de RM. A principal função do framework PyMR é atuar como o front-end de configuração e utilização do espectrômetro de RM associado à sua API (application programming interface). Sua arquitetura possui classes que podem fornecer os elementos para criação de novos equipamentos e em especial em união com o espectrômetro digital de RM baseado em FPGA desenvolvido pelo CIERMag.

       É conferido ao PyMR o modelo em três camadas MVC (model-vision-control) adaptado, em que a camada de controle e visão permanecem juntas. Desta forma, o pacote core que representa a camada de  modelo contém toda a estrutura necessária para fornecer uma CLI (command line interface) para o usuário, incluindo todas as funcionalidades de execução, controle e processamento de dados. Já o pacote de GUI (graphical user interface), respectivo à camada de controle e visão, interage e lida com o fluxo de dados entre a interface gráfica e o core. O PyMR inclui todas as interfaces gráficas utilizáveis pelos diferentes níveis de usuário, as quais podem ser preenchidas com dados, reduzindo a necessidade de programação. Sua estrutura compreende também outras ferramentas de programação como os nossos plug-ins para IDE’s (integrated development environment) como o Spyder, fornecendo uma solução completa.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Diferentemente dos softwares comercializados no panorama atual, o framework PyMR permite a produção de um software especializado em RM dentro de um ambiente completo e em conjunto com o hardware. O foco comercial do PyMR são os cientistas, pesquisadores e empresas que lidam diretamente com o desenvolvimento de novos sistemas de RM, permitindo a implementação e gerenciamento de forma modular, escalável e profissional, exigindo o mínimo de programação para sua configuração.