Introdução O processo de alvejamento de tecidos tem como objetivo eliminar as impurezas presentes no tecido cru, preparando-os para os processos de beneficiamento secundário e terciário. Atualmente, os métodos de alvejamento mais utilizados e difundidos consistem na aplicação de agentes oxidantes e adição de estabilizantes e soluções para o controle e manipulação de pH. | Fonte: CEPOF-USP |
Objetivos
O processo de fotoalvejamento aqui apresentado utiliza peróxido de hidrogênio, sem a necessidade de pré-tratamento do tecido ou da adição de qualquer tipo de estabilizante e/ou oxidantes.
O processo se beneficia da emissão de luz ultravioleta ou LED azul para realizar fotocatálise homogênea em temperatura ambiente.
Quando comparado ao processo tradicional de alvejamento, destacam-se os seguintes benefícios:
- Elimina a necessidade de pré-tratamento do tecido;
- Não requer adição de agentes oxidantes e/ou estabilizantes (o processo ocorre integralmente em pH ácido);
- Elimina procedimentos térmicos durante o alvejamento;
- Diminuição do risco de impacto ambiental pelos resíduos gerados;
- Eliminação do uso do silicato de sódio, estabilizante mais comumente utilizado no processo tradicional de alvejamento, uma vez que é aquele que oferece maiores qualidades ao processo, porém, se acumula nos equipamentos, que devem ser submetidos à constante manutenção (o que pode ser um grande problema quando se trata de um sistema de produção contínuo).
Aplicações e público alvo
Fotoalvejamento de tecido, particularmente tecidos de algodão.
Público alvo: Indústria têxtil.
Estágio de desenvolvimento
Pedido de Patente depositado sob n° BR 10 2016 014269-5.