INTRODUÇÃO
Um dos problemas ambientais mais sérios que o mundo enfrenta é a contaminação dos recursos hídricos, alimentos, animais e o meio ambiente devido a substâncias tóxicas, como os pesticidas. A presente invenção se refere a um dispositivo sensor vestível e flexível feito em luva para a detecção de pesticidas e outros analitos de interesse ambiental e na saúde, que compreende um conjunto de três eletrodos impressos em três dedos (indicador, médio e anelar) de uma luva descartável. A preparação do sensor em luva descartável foi feita a partir da técnica de serigrafia utilizando uma tinta condutora de carbono. Os sensores foram empregados para detectar carbendazim, diurom, paraquate e feniltrotiona em amostras de maçã, couve e suco de laranja utilizando técnicas eletroquímicas.
Sensor eletroquímico produzido na luva descartável contendo o eletrodo de trabalho (ET), eletrodo de referência (ER) e o eletroodo auxiliar (EA)- BR 10 2021 017859 0. Ref. Chemical Engineering Journal, Volume 408, 2021, 127279. Doi: 10.1016/j.cej.2020.127279
DIFERENCIAL
A tecnologia propõe um método analítico rápido, de simples manuseio e de baixo custo para fazer uma análise quantitativa e qualitativa além de detectar importantes classes de pesticidas carbamatos, fenilamidas, bipiridínio e organofosforados sem necessidade de incorporar elementos biológicos. Isso permite o controle de qualidade de água e alimentos, além de permitir a triagem de vários analitos e uma análise química descentralizada.
APLICAÇÕES E PÚBLICO – ALVO
A inovação apresentada se insere no campo no domínio da Química e Materiais, estando dentro das áreas ambiental, da saúde e controle de qualidade de alimentos sendo passível de ser conduzida em lavouras, supermercados, indústria de processamento de alimentos e em qualquer outro local de análise em que os alimentos estejam condicionados. Além disso, seu emprego pode ser estendido para amostras ambientais como as de água, rios, mares, córregos e lagos, por exemplo.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Agropecuária; Alimentos, Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), Outros; 0018/2021
Instituto de Química de São Carlos - IQSC; Instituto de Física de São Carlos - IFSC
APOIO E FOMENTO: processo nº 2016/01919-6. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP".
Protegida sob o nº BR 10 2021 017859 0