Introdução Diversas são as estratégias e dispositivos propostos para melhorar a adesão de pacientes usuários de um grande número de medicamentos. Apesar disso, ainda faltam intervenções eficazes e clinicamente úteis, uma vez que a adesão à medicação é um fenômeno complexo e muito individualizado. O uso de sistemas individualizados de medicamentos é importante porque aumenta o índice do cumprimento nos tratamentos, o que supõe uma economia nos gastos do sistema sanitário ao reduzir os abandonos da medicação e as internações hospitalares pelo mau uso de medicamentos. Assim, o presente invento busca ser mais eficiente no acompanhamento da medicação administrada a esses pacientes. | |
Objetivos
Desenvolver um dispositivo para alertar o paciente sobre o horário de tomar seus medicamentos e efetuar um registro eletrônico relativo aos horários em que os medicamentos foram retirados para o consumo, a fim de melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso e garantir a segurança do paciente, permitindo aos profissionais da saúde a avaliação do efetivo e correto consumo dos medicamentos pelos pacientes.
Aplicações e público alvo
- Pacientes com dificuldades em usar seus medicamentos;
- Proprietários das farmácias privadas;
- Profissionais da saúde com interesse em monitorar a adesão de seu paciente;
- Familiares/ cuidadores de doentes crônicos em uso de polifarmácia;
- Pacientes com deficiência visual e idosos que vivem sozinhos ou sob os cuidados de asilos ou de instituições de longa permanência.
- Empresas de equipamentos médicos
Estágio de desenvolvimento
Parceiro: FAPESP
Pedido de patente registrado sob n° BR 10 2013 006806-3