DISPOSITIVO PARA DESGASTE DE SUBSTRATO

 

Introdução

    Estudos de resistência adesiva em sua grande maioria relatam formas ou métodos de desgaste de superfície para preparo padronizado prévio ao estabelecimento de uma interface adesiva. As superfícies eleitas para adesão sofrem desgaste manual de lixas d’agua de diferentes granulações abrasivas decrescentes e aferição indireta do desgaste em profundidade, porém não tão precisa. Também é comum encontrarmos anéis metálicos e anéis de PVC como suportes para inclusão dos substratos nestes estudos. Ao serem utilizados tais anéis, grande é a dificuldade de manutenção do perpendicularismo entre a superfície de desgaste e o longo eixo em relação ao próprio anel em toda a sua circunferência, haja vista a quantidade de vezes que este anel é removido da máquina ou do dispositivo de desgaste para aferição do mesmo, feita por meio de paquímetros.

  Assim, com o dispositivo proposto torna-se possível desgastar estratificadamente o substrato dental para estudar a influência da profundidade do mesmo, por exemplo, na formação da camada híbrida.

 

 

 

     

 

                             

Objetivos

Este dispositivo propõe desgastar de maneira estratificada, padronizada e aferida o substrato dental. Desta forma poderá ser utilizado em pesquisas que tem como objetivo o estudo da interface estabelecida entre um material restaurador sobre o substrato dental de uma mesma área, entretanto, em diferentes profundidades.

       

Aplicações e público alvo

Empresas  que desenvolvem equipamentos e dispositivos odontológicos.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de patente registrado sob n° PI0703842-9

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Paulo César Gomes Silva
Osvaldo Luiz Bezzon
Mariane Gonçalves
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum