DISPOSITIVO MIMETIZADOR DE BOLSA PERIODONTAL

 

Introdução

As doenças periodontais afetam as estruturas de suporte dos dentes, resultando na formação de bolsas entre a gengiva e o dente, criando um ambiente propício para crescimento de microrganismos.

O controle de bactérias subgengivais nestes casos se dá pela liberação de fármacos no interior da bolsa periodontal. No desenvolvimento destes fármacos, a determinação do perfil de liberação in vitro é fundamental, sendo ideal a reprodução das condições in vivo. A utilização de equipamentos que mimetizem as condições internas da bolsa não tem obtido êxito, visto a particularidades fisiológicas de tal ambiente.

Desta forma, a presente invenção trata de um dispositivo capaz de simular o ambiente da bolsa periodontal, o qual pode ser utilizado nos estudos de perfil de liberação de fármacos in vitro, contribuindo para o desenvolvimento adequado destes.

 

 

Objetivos

O dispositivo mimetiza a bolsa periodontal, apresentando seleção adequada de solvente, temperatura e fluxo, permitindo o estudo do perfil de liberação in vitro de fármacos a partir de sistemas sólidos e semissólidos, o que possibilita a avaliação do sistema em desenvolvimento em condições muitos próximas daquelas encontradas in vivo.

 

Aplicações e público alvo

a) Indústria farmacêutica

b) Indústria de equipamentos para pesquisa

c) Indústria de equipamentos odontológicos

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente foi depositado e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Pedido de patente registrado sob n° PI 0700932-1

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Osvaldo De Freitas
Elza Helena Guimarães Lara
Marcos Luciano Bruschi
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum