DISPOSITIVO EMISSOR DE CORTINA DE LUZ ULTRAVIOLETA EM AUTOCLAVES

 

Introdução

A preocupação de órgãos internacionais de saúde com a proliferação de doenças infectocontagiosas, ligadas ao não controle do crescimento microbiológico, e também o número de estudos relacionados ao tema têm aumentado de forma muito significativa.

 

A utilização de equipamentos de esterilização tornou-se um item obrigatório em ambientes nos quais se tem alta concentração de agentes biológicos. Porém, para a manutenção por tempo maior das características de esterilidade, faz-se necessário controlar o fluxo da entrada de ar no momento da abertura da porta da autoclave evitando uma possível recontaminação de instrumentos devido à entrada do ar que contém microrganismos. 

 

 

    Fonte: CEPOF-USP

 

Objetivos

O presente modelo de utilidade refere-se a um dispositivo emissor de luz ultravioleta capaz de produzir uma cortina de luz de ação germicida, a qual impede a entrada de microrganismos e gera a redução da contaminação por agentes presentes no ambiente em que se encontram as autoclaves, quando estes equipamentos estiverem com a porta aberta após conclusão da esterilização.

Quando comparado ao processo de esterilização adotado pelas autoclaves convencionais, destacam-se as seguintes características:

 

- Inibe a entrada de agentes biológicos na autoclave que causam a recontaminação dos equipamentos já esterilizados;

 

- Qualifica de maneira significativa o processo de esterilização convencional fazendo com que a vida útil dos equipamentos seja aumentada.

 

 

Aplicações

Tal solução aplica-se a qualquer modelo de autoclave, atuando especialmente no sentido de proteger instrumentos submetidos à esterilização fora de embalagens, após a conclusão do processo de esterilização. 

 

 

Público alvo: Indústrias que atuam no setor de equipamentos para esterilização.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR 20 2016 021213-3.

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Vanderlei Salvador Bagnato
Bruno Pereira De Oliveira
Natalia Mayumi Inada
Kate Cristina Blanco
Palavras-chave:
Autoclave
Cortina
Esterilização
Luz Ultravioleta
Medicina
Odontologia
Recontaminação
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum