DISPOSITIVO DE SUPORTE EFICIENTE PARA SUBSTRATO DE PASTA DE CARBONO

 

Introdução

       Os eletrodos de pasta de carbono são dispositivos utilizados em análises eletroquímicas (principalmente as análises voltamétricas) para detecção de vários compostos. A versatilidade da utilização de eletrodos de pasta de carbono são: seu baixo custo, possibilidade da preparação da pasta e posterior estudo da quantidade de pasta e material aglutinante aplicado e a renovação da superfície do eletrodo. Também há a possibilidade de se realizar ensaios em uma extensa faixa de potencial de trabalho e a possibilidade de se adicionar algum agente modificador da superfície, visando melhorar a seletividade da detecção de uma determinada substância.

       Geralmente, sua construção é realizada utilizando materiais que sirvam de base para a pasta de carbono e de materiais eletricamente condutores que façam a conexão entre o analito e o equipamento responsável pelas medidas voltamétricas.

       No entanto, um grande entrave para utilização destes materiais é a compactação da pasta de carbono dentro do tubo. Em muitas situações, o contato entre a pasta de carbono e o material condutor da base não era assegurado.        Dessa forma, uma construção mais robusta se fez necessária para este tipo de dispositivo.

 

Foto ilustrativa do eletrodo base para pasta de carbono

Objetivos

       O objetivo da tecnologia é a criação de um eletrodo base para pasta de carbono que seja eficiente para obtenção de melhores resultados nos mais diversos estudos eletroquímicos.

 

Aplicações e público alvo

       A tecnologia pode ser aplicada em diversos estudos eletroquímicos, em que os materiais e a forma especialmente desenvolvida para sua manufatura, com materiais robustos e inertes.

 

Público alvo: Empresas do setor químico e farmacêutico.

 

Estágio de desenvolvimento
Desenvolvimento do protótipo. 

 

Patente registrada sobre n° BR 102016011870-0

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 16 3602 4651
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum