DISPOSITIVO ANTI-SLOSHING

 
 
 
INTRODUÇÃO
 
Durante uma curva os veículos experimentam a aceleração lateral. Dependendo da intensidade da aceleração, o veículo perde sua estabilidade lateral e ocorre o tombamento. A aceleração lateral máxima que um veículo de carga é capaz de suportar antes de tombar é chamada de “Limiar de Tombamento Estático”, SRT (Static Rollover Threshold). O SRT é representado pelo valor da aceleração lateral capaz de causar o levantamento dos pneus do lado interno da curva, momento a partir do qual o tombamento é considerado inevitável. As características de tombamento de um tanque são fortemente influenciadas pelo movimento livre do líquido dentro do compartimento de carga parcialmente preenchido conhecido como “slosh”. São movimentos complexos e dependem basicamente da geometria do tanque, nível do preenchimento e da propriedades do líquido.
Uma forma simples e eficiente de reduzir o “slosh” consiste em colocar uma antepara com perfurações dividindo o tanque. A presente invenção compreende um método para a otimização da razão de abertura em anteparas vazadas e uma antepara vazada cuja razão de abertura submersa varia ao longo da altura da antepara, sendo que seu valor é otimizado em função do nível de preenchimento para mitigar ao máximo as forças causadas pelo “slosh”. Esta técnica permite mitigar o fenômeno de “slosh” em tanques de qualquer geometria, de maneira eficiente para amplas faixas de níveis de preenchimento e frequência de excitação dos tanques, por meio de um dispositivo simples, barato e de fácil construção e manutenção. Ao mitigar o “slosh”, aumenta-se o SRT de dado veículo de carga, o que torna o transporte de cargas líquidas mais seguro.
 
DIFERENCIAL
 
O diferencial da presente invenção é o desenvolvimento de um dispositivo simples, barato e de fácil construção e manutenção para evitar o efeito “slosh” em tanques de qualquer geometria.
 
 
 
 
 
 
Imagem Ilustrativa – esquema que representa o tombamento causado pelo efeito slosh em tanques.           
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A presente invenção se insere no campo da engenharia naval, mais especificamente no design de tanques para transporte e armazenamento de cargas líquidas em alto mar, e serve para evitar o efeito “slosh” de forma simples e barata, sendo voltado ao mercado marítimo.
A presente invenção se insere nos mais variados campos da engenharia, sendo aplicável a qualquer contexto no qual ocorra o armazenamento e transporte de cargas líquidas dentro de tanques. Ela mitiga o efeito do “slosh” de formas simples e barata.

 
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
 
 

Área: Engenharia; 44/2020
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI USP
APOIO E FOMENTO: processos nº 88882.377520/2019-01
CAPES
Protegida sob os nº BR102020014962-8 e BR102021014340-1

Polo São Paulo
alelima@usp.br  
Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
CEZAR AUGUSTO BELLEZI
CHENG LIANG YEE
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum