DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MALHA PARA GESTANTES UTILIZANDO A TECNOLOGIA SEAMLESS (SEM COSTURA LATERAL)

 

INTRODUÇÃO
          Durante o período de gestação, os corpos das mulheres gestantes entram em fase de transição para se adaptarem para fornecer as condições necessárias para o crescimento saudável do feto. Entretanto, por mais suscetível que o corpo se torne durante essa fase, não existem, atualmente, vestuários externos funcionais cujo tecido e modelagem atendam a essas mudanças. Pensando nisso, a presente tecnologia propõe o estudo das matérias-primas, estruturas de malhas e tecnologias de fabricação a fim de apresentar uma proposta de um vestuário que seja mais apropriado visando proporcionar conforto e acompanhar as modificações no corpo das gestantes.

        Utilizando a metodologia Design Thinking, conjunto de ideias e insights para abordar problemas e propostas de soluções, os desconfortos gerados pelas modificações gravídicas foram identificados e, a partir disto, foi desenvolvido um vestuário para proporcionar maior conforto às gravidas durante a gestação. Além disso, foram analisadas também as seguintes características no produto final: gramatura, determinação de espessura, tendência à formação de snagging, determinação de alongamento e da elasticidade, gestão da umidade e determinação de absorção por capilaridade.

        Ao contrário do método convencional de confecção de roupas, a tecnologia seamless executa a produção da peça inteira, possibilitando a utilização de diversas estruturas de malha em áreas desejadas e  provendo redução no custo e no tempo de produção, gerando maior custo benefício.

         

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A presente invenção se insere no campo da indústria têxtil, mais precisamente, direcionada para a produção de produtos de malha seamless para gestantes.

 

                                              Figuras 1. Etapas Design Thinking (cima)

                                                            2. Proposta de modelos seamless (baixo)                

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

 

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Outros. 0012/2019                                   Polo EACH

Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP                                                              alelima@usp.br

Patente protegida sob o nº:  BR102019006716-0                                                          www.patentes.usp.br                                                                                                                                                  

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
DANIELA ANTUNES NOLASCO MENTONE
REGINA APARECIDA SANCHES
RUTH OSAVA
SUZANA HELENA DE AVELAR GOMES
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum