INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de novos antibióticos pela indústria farmacêutica tem experimentado um vertiginoso decréscimo devido a obstáculos econômicos e regulatórios, bem como fusões empresariais que reduziram substancialmente o número de pesquisas. A proliferação de linhagens resistentes a múltiplas drogas (MDR) complementa tal cenário, englobando aspectos genéticos, evolutivos e ambientais, além de outros fatores envolvendo saneamento básico, idade, nutrição e estado imunológico.
Por isso, o desenvolvimento de novas abordagens e classes de antibióticos revela-se crucial para o enfrentamento de linhagens MDR. A presente invenção descreve o uso de diterpenoides ent-caurânicos, como a adenantina (Adn), ou seus derivados, em associação a antibióticos que promovem aumento do estresse oxidativo, como os β-lactâmicos, aminoglicosídeos e quinolonas, por exemplo, a canamicina (Kan) e a gentamicina (Gen), e também as polimixinas, como potencializadores da atividade antimicrobiana desses fármacos.

Gráfico do teste de toxicidade de canamicina em combinação de adenantina sobre células de bactérias patogênicas de S. aureus e S. epidermis. - BR102020016245-4
DIFERENCIAL
O efeito sinérgico da utilização em conjunto das substâncias com os antibióticos apresenta um elevado potencial de aplicação farmacêutica em tratamentos de diferentes infecções causadas por microrganismos, a fim de sensibilizar bactérias que apresentem resistência a esses últimos e reduzindo as quantidades administradas em pacientes, diminuindo os efeitos colaterais. Além disso, através de dois ensaios enzimáticos distintos, foi demonstrado que a adenantina (Adn) é capaz de inibir de forma acentuada as enzimas de classes bacterianas e aniquilar linhagens de bactérias patogênicas Gram+ e Gram- de forma isolada, potencializando a ação de antibacterianos conhecidos.
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A tecnologia pode ser aplicada na indústria farmacêutica, mais precisamente, direcionada às empresas que desenvolvem os antibióticos relacionados aos β-lactâmicos, aminoglicosídeos e quinolonas, por exemplo, a canamicina, gentamicina e polimixina..
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0047/2020
Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Biociências – USP; Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Polo São Paulo
Patente protegida sob o nº: BR102020016245-4 alelima@usp.br
www.patentes.usp.br