COMPOSTO PARA A PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DE INFLAMAÇÕES

 
 
 
INTRODUÇÃO
 
A mieloperoxidase (MPO) é uma enzima derivada de leucócitos que catalisa a formação de numerosas espécies reativas oxidantes. Além de integrantes da resposta imune inata, evidências têm comprovado a contribuição desses oxidantes para o dano tecidual durante inflamação.
A presente invenção propõe um composto, em uma forma que pode ser ingerida por via oral, de derivados hidrazila (N-NH2) ou hidroxâmico (N-OH) do anidrido 1,8-naftálico capazes de interagirem com o sítio ativo da mieloperoxidase, inibindo-a. Inicialmente, a presente invenção revela compostos derivados naftálicos como inibidores da enzima mieloperoxidase. De posse do composto ativo, poderá ser formulada uma composição farmacêutica aceitável para a administração por via oral, com o objetivo de diminuir a inflamação ao inibir a atividade indesejável da mieloperoxidas. A presente invenção também diz respeito ao uso da referida composição farmacêutica para a profilaxia ou o tratamento de qualquer doença ou condição nas quais a enzima mieloperoxidase (MPO) possua  relevância fisiopatológica. Ou seja, trata-se de um composto orgânico capaz de prevenir e tratar condições inflamatórias ao inibir a atividade indesejada da enzima que causa dano tecidual durante inflamações e que está presente na maioria dos processos inflamatórios, além de servir na profilaxia de qualquer doença em que a MPO seja relevante. 

 
DIFERENCIAL
 
A presente inovação se diferencia em razão de trazer um composto químico específico, na forma, capaz de inibir ou pelo menos reduzir a atividade indesejável da mieloperoxidase na prevenção e/ou tratamento de condições inflamatórias, além de servir na profilaxia ou o tratamento de qualquer doença ou condição nas quais a enzima mieloperoxidase (MPO) possua  relevância fisiopatológica.
 
 
       
 Figura 1: Sintomas da inflamação. Fonte: Próprio autor. 
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
 
A presente invenção se insere no campo da Química, mais especificamente na área de Química Medicinal ou Farmacêutica e Farmacologia, e se orienta para indústrias farmacêuticas que visem o combate a processos inflamatórios.
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
 
 
Área: Química ; 0035/2021
Instituto de Química - USP
APOIO E FOMENTO: processo Nº 88882.332980/2019-01
CAPES
Protegida sob os nº BR 10 2021 021677-8
Polo São Paulo
alelima@usp.br  
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
FLÁVIA CARLA MEOTTI
ISAAC DE ARAUJO MATOS
Palavras-chave:
© 2025. All Rights Reserved. Powered by Inteum