BUSCANDO BIOMATERIAIS PARA REVESTIMENTOS DE PAPEL DE ALTA BARREIRA E TERMOSSELÁVEIS
 
A Agência USP de Inovação divulga a demanda da empresa one.five (https://www.one-five.com/), que desenvolve soluções materiais limpas e de grande circulação para os clientes, criando pacotes que protegem o ambiente e os produtos da mesma maneira.
Em particular, a empresa está buscando materiais biodegradáveis e de base biológica para revestimentos de papel de alta barreira ou de outras funcionalidades (por exemplo, selagem por aquecimento, seguro para contato com alimentos). Isso inclui substâncias únicas, bem como compósitos e sistemas multicamadas. Polímeros naturais extraídos diretamente da biomassa sem modificação química adicional que podem ser aplicados a embalagens de alimentos flexíveis ou rígidas à base de papel são de interesse particular.
MATERIAIS DE INTERESSE:
-
Geral: Polissacarídeos, polipeptídeos, outros polímeros ou compostos funcionais mono ou oligoméricos (por exemplo, lipídios) originários de plantas, animais, fungos e bactérias;
-
Materiais básicos: Celulose, amido, lignina, quitina, quitosana, pectina, zeína, proteína de soja, arroz ou ervilha, hordeína, glúten, carragena, alginato, ágar, látex e gomas naturais, caseína, proteína de soro de leite, colágeno, cutina, breu, goma-laca ou ceras naturais;
-
Tecnologias avançadas e compósitos: Fibras e cristais de nanocelulose, celulose microfibrilada, nanohiskers e nanofibras de base biológica, halositas, nanoargilas (MMT, VMT, etc.), nanografeno, hidróxido duplo em camadas de vermiculita (LDH), nanopartículas de óxido metálico ou qualquer outro novo nanomaterial.
PROPRIEDADES DESEJADAS:
-
Métodos de revestimento preferidos incluem extrusão, laminação ou técnicas de revestimento de dispersão aquosa;
-
Requisitos de alta barreira em camadas/filmes ultrafinos ((1-5 µm ou 1-5 gsm). Alto desempenho em espessuras de camada de 5-10 µm (ou 5-10 gsm) também será considerado, mas não deve ser mais espesso do que 20 µm ou 20 gsm;
-
Os desempenhos de barreira preferidos incluem WVTR: < 0,1 g/m2·dia ou <10 g/m2·dia a 23°C, 85% r.h.; OTR: < 0,1 cm3/m2·dia ou < 10 cm3/m2·dia a 23°C, 50% r.h.; Nível do KIT: 10-12 e odor (sensorial): < 2,5 (teste de Robinson) para barreira de odor, ou uma combinação deles;
-
Termosseláveis com uma força de vedação mínima de 7 N/45 mm;
-
Propriedades mecânicas comparáveis aos plásticos convencionais frequentemente usados em embalagens como PE, PP e PET;
-
Os biomateriais sem potencial de barreira significativo devem ser termoplásticos ou plastificáveis com plastificantes de base biológica e/ou biodegradáveis.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE:
Oportunidade em TRL3 ou acima estão dentro de escopo, desde que acompanhada de prova de conceito ou validação experimental.
OPORTUNIDADE PARA COLABORAÇÃO:
Colaborações em potencial serão avaliadas caso a caso, com exemplos de resultados, incluindo colaborações de pesquisa, contratos de consultoria/consultoria e licenciamento.
INFORMAÇÃO PARA INSCRIÇÃO E OPORTUNIDADE DE COLABORAÇÃO:
As inscrições podem ser feitas até o dia 20/02/2023. O envio de resumos de uma página, com 200-300 palavras, é incentivado juntamente com qualquer informação complementar opcional, por exemplo, publicações e patentes relevantes. Ao se inscrever para esta campanha, você confirma que sua inscrição contém apenas informações não confidenciais.
A Universidade de São Paulo, bem como a Agência USP de Inovação, responsabiliza-se exclusivamente pela divulgação desta oportunidade e não faz quaisquer garantias ou assume quaisquer responsabilidades quanto ao conteúdo desta.
Informação sobre a PI:
Título |
Modalidade de Proteção |
Território |
Nº do Pedido de Proteção |
Nº da Concessão |
Data do Pedido de Proteção |
Data da Concessão |
Encerramento da Vigência |
|
|
|
Inventores:
Palavras-chave:
|