VEÍCULO AUTÔNOMO SUBMARINO PARA MONITORAMENTO OCEANOGRÁFICO E CAPTURA DE IMAGENS DE PLÂNCTON
049/2017
Alexander Alfonso Alvarez; Eduardo Lorenzetti Pellini; Ettore Apolônio de Barros; Leandro Ticlia De La Cruz; Lucas Machado de Oliveira; Maiá Gomes Medeiros; Rodrigo Telles da Silva Vale; Rodrigo Eiji Yamagata Diana; Rubens Mendes Lopes;
Introdução
O plâncton é uma comunidade biológica composta por organismos geralmente pequenos, que constituem a base da teia alimentar nos ecossistemas aquáticos e que influenciam, através de seu metabolismo, os ciclos de vários elementos químicos, afetando processos de pequena a larga escala, até mesmo o clima do planeta. Por exemplo, ao longo das eras geológicas foram as microalgas do plâncton que, ao realizarem fotossíntese, contribuíram decisivamente para o aumento da concentração de oxigênio atmosférico até os níveis que existem hoje. A presente invenção integra um veículo subaquático autônomo com um conjunto de sensores eletrônicos e um sistema de visualização do plâncton, para registrar, por meio de missões pré-programadas, a distribuição e a composição destes organismos, além de covariáveis ambientais.
Objetivos
O invento visa o estudo da distribuição de organismos planctônicos na coluna de água através de um veículo autônomo, que serve como plataforma para a execução de tarefas de aquisição de imagens em alta resolução, acompanhada da coleta de dados oceanográficos como temperatura, salinidade, pressão e detecção de alguns elementos químicos e partículas em suspensão.
Aplicações e público alvo
A tecnologia tem uso na área de Oceanografia e pode ser aplicado em pesquisas oceanográficas e monitoramentos ambientais.
Estágio de desenvolvimento
Área: Máquinas e Equipamentos
Patente protegida sob o nº: BR102017012861-0
Universidade de São Paulo
IO e Politécnica.
Vista esquerda do sistema autônomo
Vista isométrica da plataforma (AUV) sobre a qual está montado o sistema.