TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS POR PRECIPITAÇÃO QUÍMICA DE SACAROSE E REUTILIZAÇÃO DE SEUS PRODUTOS.

 

INTRODUÇÃO
          Assim como os próprios produtos fármacos, os efluentes da indústria farmacêutica podem ser grandes fontes de poluição para o ambiente. Os xaropes, por exemplo, contêm alta concentração de sacarose, caracterizada por uma composição orgânica de difícil degradação devido à sua baixa taxa de reatividade. Os efluentes industriais vindos de sua produção, por si só prejudiciais ao meio ambiente, agravam-se conforme a falta de tratamento específico, o qual é feito atualmente pela incineração do resíduo, método que possui alto custo e gera um grande volume de gases estufa.

        Para diminuir o impacto ambiental causado por este problema, a presente invenção descreve um pré-tratamento físico-químico realizado por meio de uma reação de modificação dos compostos da sacarose proveniente de um efluente farmacêutico de xarope infantil, gerando sua precipitação. O sólido precipitado contém alta quantidade de carbono e pode-se utilizar como fertilizante para solos com baixo teor de nutrientes como P (fósforo), N (nitrogênio) e C (carbono), enquanto que o sobrenadante da reação pode conter resíduos de carbono orgânico e pode ser tratado empregando processo oxidativo avançado (POA).

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A presente invenção se insere no campo de aplicação em águas residuais, uma vez que se refere a um processo de precipitação química de sacarose contida em efluentes de indústrias farmacêuticas (ou outros tipos de indústria que produzem efluentes similares), que produzem, de forma bastante elevada, resíduos líquidos (efluentes) recalcitrantes, formados principalmente por açúcares em forma de xaropes.

                

                                              Figuras -1. Aspecto comparativo dos efluentes, em que (A) refere-se ao efluente bruto (caramelo escuro intenso); (B) o sobrenadante da precipitação química (amarelo claro); e (C) o tratado por processo oxidativo avançado (transparente);

2. (A) Floculante após processo de precipitação química da sacarose; e (B) Sólido precipitado após realização do processo, o qual irá passar pelo processo de formação de fertilizante seguindo o manual da Embrapa (1999).                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Alimentos; Saúde e Cuidados (Humanos e Animais);   0012/2018  

Escola de Engenharia de Lorena – USP                      

APOIO E FOMENTO: processo nº 70040020, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Patente protegida sob o nº:  BR 10 2019 009054-5                                                             Polo Lorena

                                                                                                                                               alelima@usp.br

                                                                                                                                             www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
ANTÔNIO AARÃO SERRA
CARINA ALINE PRADO
HELCIO JOSÉ IZÁRIO FILHO
JAYNE CARLOS DE SOUZA BARBOZA
MARIANA PAIVA BATAGINI GIRON
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum