TORQUÍMETRO DIGITAL PARA PROCEDIMENTOS DE INSERÇÃO E RETIRADA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS

 

Introdução

    Durante os procedimentos cirúrgicos os implantes ortopédicos são submetidos a esforços mecânicos, o que pode ocasionar complicações devido aos excessivos esforços de torção. Tais complicações podem ser imediatas, ocasionando o rompimento do implante por cisalhamento, ou tardias, as quais        levam à fratura do tecido ósseo e/ou a reabsorção tecidual.

       A ocorrência de complicações pode ser evitada se houver o monitoramento do torque durante os procedimentos cirúrgicos. Desta forma, a presente invenção, trata-se de um torquímetro digital adequado aos procedimentos de inserção ou remoção de implantes, que é um instrumento inovador e eficaz para o monitoramento do torque, permitindo a prevenção de fraturas e complicações ortopédicas.

 

 

 

       

Objetivos

A invenção consiste em um torquímetro digital com catraca, o qual permite o monitoramento do torque de inserção e/ou retirada de implantes ortopédicos, diferindo daqueles existentes no mercado por possibilitar a analise precisa do torque.

 

Aplicações e público alvo

Indústria de equipamentos cirúrgicos.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente foi depositado e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Pedido de patente registrado sob n° PI 0803449-4

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Helton Luiz Aparecido Defino
Antônio Carlos Shimano
Rodrigo César Rosa
Patrícia Silva
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum