INTRODUÇÃO
A terapia fotodinâmica é um tratamento não invasivo que utiliza substâncias fotossensibilizadoras, que são ativadas pela luz, ou seja, radiação eletromagnética com comprimento de onda em específico, permitindo a destruição de células malignas ou/e sua inativação de microrganismos e permitindo preservar as células saudáveis. Importante lembrar que a única substância fotossensibilizadora aprovada para o uso clínico é ICV (Indocianina Verde), e é considerada a mais válida para o tratamento de doenças bacterianas e fúngicas.
Tendo em vista que a pneumonia bacteriana é uma doença responsável por um grande número de mortalidades em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e o fator que há um aumento de infecções causadas por bactérias que se tornam cada vez mais resistentes a antibióticos, surge a necessidade de utilizar tratamentos alternativos ou associados para aumentar o sucesso no tratamento de pneumonias bacterianas.
DIFERENCIAL
O diferencial desta invenção é a sistematização do tratamento com uso de LED’s para além de usos cosméticos, com o objetivo de tratar pneumonias bacterianas e outras doenças de modo não invasivo para permitir uma rápida recuperação e melhora aos pacientes, visto que a terapia fotodinâmica é um processo específico que consegue atingir as células desejadas buscando preservar a células saudáveis.
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A presente invenção se insere no campo da instrumentação óptica medicinal, e pode ser aplicada no ramo de tratamento de pneumonias bacterianas e outras enfermidades.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0053/2014
Universidade Federal de São Carlos - USP.
Protegida sob o nº BR 10 2019 002501-8
Polo São Carlos
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br