INTRODUÇÃO
Feridas crônicas, queimaduras e lesões de difícil cicatrização ainda são um problema complexo que afetam pessoas a nível global. As soluções convencionais — cremes, pomadas e curativos — frequentemente não conseguem manter o ativo terapêutico no local da ferida pelo tempo necessário, nem garantir sua penetração adequada na pele.
A presente tecnologia se trata de um sistema de nanocarreadores lipídicos que são nanoestruturas feitas de lipídios biocompatíveis que protegem, transportam e liberam os ativos terapêuticos (sinvastatina e adenosina) de forma controlada diretamente onde são necessários. O resultado é cicatrização mais eficaz e mais estável.
DIFERENCIAL
-
Entrega eficiente do ativo terapêutico: o nanocarreador leva os ativos terapêuticos (sinvastatina e adenosina, relacionados à aceleração e eficácia do processo de cicatrização) exatamente onde são necessários
-
Promoção da localização cutânea dos ativos, reduzindo possíveis efeitos adversos sistêmicos
-
Proteção do princípio ativo: evita degradação e perda de eficácia antes de agir
-
Liberação controlada e prolongada: reduz necessidade de reaplicações frequentes
-
Redução de inflamação e risco de infecção: contribui para uma cicatrização mais rápida e segura
-
Tecnologia biocompatível e segura: usa materiais compatíveis com o corpo humano
APLICAÇÕES E PÚBLICO–ALVO
A tecnologia pode ser licenciada por indústrias farmacêuticas e fabricantes de produtos para tratamentos de feridas, assim como empresas de biotecnologia para dermocosméticos e cosmecêuticos.
Por se tratar de uma invenção que não depende de matérias-primas nacionais exclusivas, pode ser adaptada a diferentes regulamentações internacionais e apresenta uma solução para uma demanda mundial, há potencial para licenciamento internacional.
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0002/2024
Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) – USP;
APOIO E FOMENTO: Processo nº 150937/2022-9. Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico - CNPQ. Processo nº 2018/13877-1; 2022/12876-7. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.”.
Protegida sob o nº BR 10 2024 016016-9
Polo São Paulo - alelima@usp.br - www.patentes.usp.br