TÉCNICA DE VISUALIZAÇÃO AUMENTADA PARA TECLADOS VIRTUAIS

 

Introdução

A presente invenção consiste em uma Técnica de visualização aumentada para teclados virtuais controlados por um dispositivo de apontamento como o olhar ou a cabeça. A Técnica inova no campo da tecnologia da informática e comunicação e cumpre papel social de inclusão e acessibilidade, ao possibilitar que pessoas com deficiência motora severa tenham acesso às tecnologias modernas. Dentre as principais contribuições do invento estão o maior conforto e velocidade de digitação alcançadas por meio do enriquecimento das informações visuais do teclado que incluem, entre outras,  informações do contexto digitado e aceleração de palavras.

 

Objetivos

A técnica de visualização de informação aumentada proposta tem aplicação preferencial em teclados virtuais controlados por um dispositivo de apontamento. Assim sendo, a invenção  melhora as interfaces já existentes permitindo que os usuários obtenham informações sobre o estado da aplicação ou de outras aplicações de modo mais rápido e eficaz, reduzindo a necessidade de olhar para diferentes partes da interface, o que resulta em maior conforto e desempenho.

 

Aplicações e público alvo

Este invento está inserido nas áreas comerciais das indústrias de tecnologia assistida, sistemas de realidade aumentada e sistemas de comunicação.

  

Estágio de desenvolvimento

Tecnologia da Informação

 

Patente registrada sobre n° BR102016020408-9

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Carlos Hitoshi Morimoto
Antonio Diaz Tula
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum