TÉCNICA DE PREPARAÇÃO DE FIBRAS E NANOFIBRAS DE CARBONO OBTIDAS A PARTIR DO PVC E MISTURAS DERIVADAS

 

INTRODUÇÃO

           As fibras e nanofibras de carbono são materiais que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da população, encontram-se em materiais eletrônicos, armazenamento de gás, baterias de lítio, dispositivos eletrônicos, funcionalização de novos materiais, sensores, armazenamento de energia, etc. No entanto, o polímero utilizado para a confecção da fibra de carbono - a poliacrilonitrila - além de ser mais cara, conta com um número maior de etapas no processo de obtenção dos materiais.

        Sabendo disso, a presente invenção desenvolveu uma metodologia de produção de fibras e nanofibras de carbono, tendo o poli(cloreto de vinila) (PVC) como precursor. O PVC é um polímero mais barato do que a tradicional poliacrilonitrila, além de contar com as fibras e nanofibras de carbono produzidas que são passíveis de reuso e reciclagem, ajudando a diminuir o impacto ambiental deste resíduo e, inclusive, reduzindo custos de produção.

          Todo o processo para a obtenção da fibra e nanofibra de carbono é realizado de forma simplificada quando comparada com a literatura existente, visto que, o processo acontece em três etapas: preparação da solução, fiação ou eletrofiação, e pirólise.

          Portanto, a tecnologia apresenta uma metodologia mais simples, acessível e barata para a produção de fibras e nanofibras de carbono que podem ser utilizadas como componentes ativos em misturas para preparação de novos materiais.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A tecnologia se insere no campo dos materiais carbônicos e da nanotecnologia, tratando-se de um processo para a preparação de fibras e nanofibras de carbono a partir do PVC. Tendo como público-alvo empresas e industrias eletrônicas, automobilísticas, aeronaval, entre outras.

 

             
             

           Figuras – Apresentam as aplicações da nanofibra e fibra de carbono e o material utilizado na tecnologia – o PVC.     
               

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Outros 0058/2017 Escola Politécnica de São Paulo                                                 Polo São Paulo

Patente protegida sob o nº:  BR 102018014821-4                                                                alelima@usp.br

APOIO E FOMENTO: CAPES                                                                                      www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Wang Shu Hui
SATORU YOSHIDA
PRISCILA ALVES MARTINS
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum