SOFTWARE PARA TESTE DE FOTOS DE PROFISSÕES (BBT-Br)

 

Introdução

       Este produto é um aplicativo técnico referente ao BBT-Br (Teste de Fotos de Profissões), elaborado por Martin Achtnich na década de 1970 na Suíça e introduzido no Brasil em 1982 por André Jacquemin, docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). 

       A técnica consiste em um conjunto de  imagens de pessoas realizando diferentes tipos de atividades ocupacionais (versões masculina e feminina). A pessoa seleciona e classifica as imagens de acordo com suas preferências e rejeições, permitindo clarificar seus interesses. O psicólogo responsável pela aplicação do instrumento (obrigatoriamente em formato presencial) auxilia a pessoa na identificação de seus interesses para o estudo, o trabalho e o tempo livre, ou seja, alguns fatores de sua inclinação profissional.

       Esse teste psicológico foi adaptado à realidade sociocultural do Brasil, mostrando-se adequado para uso em nosso contexto. O método permite caracterizar importantes variáveis envolvidas na escolha ocupacional de um indivíduo, sendo útil no âmbito do diagnóstico e da intervenção em Orientação de Carreira, nas diferentes etapas de seu desenvolvimento.

 

 

Objetivos

       O objetivo desta invenção é de disponibilizar um aplicativo móvel, no qual pode ser executado o teste psicológico baseado em fotos de profissões, facilitando o processo de decisão profissional de jovens e adultos que procuram ajuda de especialistas nesse campo.

 

Benefícios

a) Garante avaliação mais ágil e atrativa de interesses no mundo contemporâneo.

b) Constitui ferramenta qualificada e chamativa para os estímulos (fotos de atividades profissionais), sobretudo para adolescentes, acostumados com a linguagem computacional.

c) Possibilita sistematização de dados quantitativos (primeira etapa de aplicação) a respeito das produções individuais dos respondentes.

d) Facilita os passos de aplicação do instrumento e a codificação das estruturas primárias e secundárias de interesses e inclinações profissionais durante o teste.

e) Facilita a organização das preferências em grupos de atividades e a elaboração da história das fotos preferidas (etapa qualitativa), atribuindo significado às escolhas por meio de narrativas.

 

Aplicação

       A tecnologia é aplicada em situação de avaliação de interesses realizada por psicólogos competentes e credenciados, sobretudo, em intervenções de carreira.

 

Público alvo: Psicólogos especialistas em avaliação psicológica e que atuam na orientação profissional e de carreira.

 

Parceiro: FAPESP

Software registrado sob n° BR512016000254-9

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 16 3602 4651
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum