INTRODUÇÃO
As enchentes prejudicam intensamente a qualidade de vida dos moradores afetados, visto que eles estão sujeitos à suspensão das atividades econômicas das áreas alagadas e à contaminação por doenças transmitidas pela água, como cólera e leptospirose. No intuito de atenuar os impactos dos desastres, necessita-se que haja uma Gestão de Desastres (GD), cujo objetivo é reduzir ou evitar prejuízos à sociedade e conferir assistência às vítimas de fenômenos naturais extremos.
Assim como a emoção de uma pessoa pode ser melhor identificada a partir da combinação da voz, do sorriso e da linguagem corporal (abordagem multimodal), as enchentes também podem ser melhor detectadas com uma combinação de dados. Pensando nisso, o software foi elaborado para auxiliar na etapa de resposta da GD, localizando possíveis vítimas destes fenômenos por meio da combinação de fontes de dados heterogêneas, tais como postagens públicas na rede social Twitter, dados meteorológicos advindos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e informações de ocorrências históricas de alagamentos captadas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE-SP).
Este software é baseado em uma abordagem de Fusão Multimodal que, como já dito, combina dados de diferentes fontes para identificar possíveis vítimas de alagamentos da cidade de São Paulo. Desse modo, este programa de computador evidenciou que, para a problemática de identificação de vítimas de enchentes em tempo real, abordagens multimodais são mais precisas que as unimodais.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Este mecanismo computacional serve como ferramenta de apoio no processo de tomada de decisão da gestão dos desastres, beneficiando setores e áreas como a Defesa Civil, bombeiros e ONGS.
Figuras - 1. Foto de tela do software, relacionando mapa da cidade com comentários do Twitter; 2. Tela com as estatísticas levantadas pelo software
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Tecnologias da Comunicação e Informação; Outros; 0037/2020
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
APOIO E FOMENTO: processo PROEX-10839814/M. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Protegida sob o nº: BR512020001640-5 Polo São Carlos
inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br