INTRODUÇÃO
A presente invenção é um software de otimização da operação diária de sistemas híbridos FV-Diesel-Bateria que define o despacho dos geradores diesel e das baterias. O programa leva em consideração a praticidade e a simplicidade do uso, e a interação do usuário com o programa consiste apenas em escolher entre as opções de rodar a otimização ou de treinar os modelos de previsão, bem como fornecer os dados de entrada que se limitam à geração da usina termelétrica, ao consumo de combustível e à potência das baterias, informações normalmente registradas pelo operador do sistema. O programa retorna como saída o despacho do sistema de armazenamento de energia (SIAE), os estados operacionais dos grupos geradores diesel (GGD), a limitação da geração renovável e a rejeição de carga, esses dois últimos somente quando necessário.
DIFERENCIAL
A presente invenção destaca-se pelo fato de não existir outros programas com proposta igual ou semelhante no mercado; e, por se tratar de um programa de computador, possui fácil distribuição. Vale mencionar o caráter sustentável da invenção, considerando que o objetivo principal, que é otimizar a operação de sistemas híbridos Diesel-Fotovoltaico-Bateria, permite reduzir o consumo de combustível e evitar uma possível limitação de geração fotovoltaica, ajudando na redução de emissão de gases de efeito estufa.
Figura: Diagrama geral do software de otimização de despacho de geradores diesel e baterias (SOD) - BR512022002660-0
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A tecnologia pertence à área da Energia e é destinada para aplicações em sistemas de potência isolados que operam com grupos geradores diesel, o que é bastante comum nas regiões isoladas do Brasil, como em diversas localidades na Amazônia e na ilha de Fernando de Noronha, e se propõe a otimizar a operação do sistema quando da inserção de geração renovável fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia. Com o avanço das preocupações ambientais, está cada vez mais presente a ideia de trocar a geração diesel por renovável, especialmente a fotovoltaica, a fim de reduzir o consumo de combustível fóssil nesses sistemas.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Energia; 0067/2022
Instituto de Energia e Ambiente/IEE - Universidade de São Paulo/USP
APOIO E FOMENTO: Itapebi Geração de Energia S.A., processo nº 42520
Protegida sob o nº BR512022002660-0
Polo São Paulo
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br