SN2-LGCM: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BIORREPOSITÓRIOS EM NITROGÊNIO LÍQUIDO

 

INTRODUÇÃO

          A criogenia, ou criopreservação, foi descoberta acidentalmente em meados da década de 50 e trouxe grande vantagens para a economia e para a organização de experimentos com células em cultura. Essa técnica permite acumular material biológico e processá-lo de maneira simultânea e/ou repetida, variando-se as condições experimentais. No entanto, o gerenciamento dos registros do material congelado é frequentemente feito em planilhas de folhas de papel e, por isso, torna-se trabalhoso o processo de gerenciamento do material armazenado com precisão com o passar dos anos.

        De maneira a auxiliar a solução desses problemas, o software SN2-LGCM foi projetado. O SN2-LGCM é uma ferramenta online, com alta acessibilidade e interface amigável, criada para facilitar o gerenciamento de células armazenadas com biorepositórios de nitrogênio líquido em laboratório de pesquisa. Com ela é possível que usuários previamente cadastrados do laboratório criem registros de congelamento, descongelamento ou descarte para as células que trabalham com o mínimo de esforço, preenchendo um breve formulário online. Aos gestores do sistema, é possível acompanhar o grau de ocupação dos galões de nitrogênio, bem como o fluxo de preenchimento ou esvaziamento desses em função do tempo. Assim, o sistema funciona como uma ferramenta para a tomada de decisão.

          Atualmente já existem softwares no mercado com a mesma função, mas com alto custo de instalação e nenhum possui instalação para o servidor local e de operação online. A presente ferramenta se destaca por quatro funcionalidades principais: (1) pelo auxílio à tomada de decisão na escolha da posição de armazenamento, com base no histórico do pesquisador, (2) pela possibilidade de impressão dos dados das células em etiquetas resistentes a baixas temperaturas, (3) por ferramentas de acompanhamento dos processos de manipulação do material com notificação por e-mails aos gestores, (4) bem como dos dados estatísticos disponíveis em tempo real e também entregues mensamente por e-mail.

         

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A presente tecnologia se insere no campo do desenvolvimento de software, mais especificamente a criação de uma ferramenta para gerenciamento de células armazenada com biorepositórios de nitrogênio líquidos em laboratórios de pesquisa.

 

                    

                                  Representação esquemática da mecânica principal do sistema. Após cadastramento,

                                o registro do descongelamento ou descarte é feito de maneira bastante simples (1-click).                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Outros 0069/2017

APOIO E FOMENTO: processo nº 2011/19678-1. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s)

autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

Faculdade de Medicina da USP                                                                                           Polo São Paulo

Patente protegida sob o nº BR512019002373-0                                                                alelima@usp.br

                                                                                                                                       www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Equipe Tt Prospecção
Universidade de São Paulo
transtec_a@usp.br
Inventores:
VINÍCIUS BASSANEZE
VINICIUS DE SOUZA
RENATA CARMONA DE SOUZA
JOSÉ EDUARDO KRIEGER
Palavras-chave:
Apoio à Decisão
Biorrepositório
Células
Gerenciamento
Nitrogênio Líquido
Qualidade
Software
© 2021. All Rights Reserved. Powered by Inteum