SISTEMA PARA ESTUDOS E ANÁLISES EM BIOFOTÔNICA, FOTOBIOLOGIA E FOTOMEDICINA

 

Introdução

A biofotônica tem sua origem na fusão da fotônica e da biologia, compreendendo a interação da luz com a matéria biológica. Dentre os maiores impactos da biofotônica na área da saúde, pode-se citar o diagnóstico óptico e as fototerapias (terapias ativadas ou guiadas por luz). 

    Fonte: CEPOF-USP

Objetivos

A presente invenção descreve um sistema para estudos e análises em biofotônica, fotobiologia e fotomedicina, que, com autonomia, permite realizar uma série de experimentos in vitro e/ou in vivo sobre a interação da luz com substratos biológicos.

Principais benefícios relacionados ao sistema:

•Portabilidade;

•Autonomia, permitindo realizar uma série de experimentos in vitro e/ou in vivo sobre a interação da luz com substratos biológicos;

•Disposição simplificada de seus componentes em um único dispositivo para armazenamento e transporte, ficando assegurada a proteção aos componentes opto-eletrônicos;

•Flexibilidade na utilização e experimentação aplicada no ensino ou mesmo em pesquisas de vanguarda.

  

Aplicações

O sistema pode ser utilizado por profissionais acadêmicos na área de ciências exatas e ciências biológicas, contribuindo para o aperfeiçoamento da educação, suprindo a carência de equipamentos laboratoriais e práticas experimentais, recuperando a curiosidade nativa dos alunos, aflorando o seu interesse pela compreensão da natureza, estimulando a criatividade e motivando a descoberta científica.

Entre as potenciais aplicações de técnicas ópticas possibilitadas com o uso do presente sistema, destacam-se: a detecção de lesões ocultas, a detecção precoce de lesões malignas, a delimitação de margens da lesão, o auxílio na escolha do sítio de biópsia e o monitoramento de respostas terapêuticas. 

  

Público alvo: Empresas fabricantes de equipamentos educacionais e de pesquisa.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR 10 2016 021204-9.

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Vanderlei Salvador Bagnato
Bruno Pereira De Oliveira
Clóvis Grecco
Lilian Tan Moriyama
Fernanda Mansano Carbinatto
Palavras-chave:
Biofotônica
Educação
Fotobiologia
Fotomedicina
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum