INTRODUÇÃO
Atualmente, a necessidade de um mecanismo de defesa e vigilância se faz presente para a segurança das pessoas. Dessa forma, novas tecnologias sugerem diversas maneiras de realizar o monitoramento de um local, a fim de garantir a integridade das pessoas e os bens que estão presentes no ambiente. O alarme é um dos sistemas mais empregados, tanto em residências quanto em estabelecimentos, e apesar da sua popularidade, seu processo de instalação o torna restrito quando se refere a mudanças nas áreas que se tem como objetivo monitorar. Além disso, sua forma de utilização costuma ser focada no quesito de segurança contra furtos e similares, o que torna a solução subutilizada, já que é possível explorar um enorme potencial pouco utilizado nos alarmes, como o recurso de auxiliar no cuidado de crianças e idosos.
Assim, a presente invenção consiste em um alarme de embarcado para ambientes internos/fechados, sem necessidade de instalação prévia e com sensoriamento baseado na assinatura do ambiente. O seu distinto modo de sensoriamento é sustentado através da presença tanto de sensores unidirecionais de natureza ultrassônica como sensores omnidirecionais de funcionamento por Efeito Doppler por ondas de rádio. A personalização dos sensores, por intermédio da configuração realizada pelo usuário, é facilitada pelo robô de conversação implementado, a partir do qual as formas de sensoriamento desejadas são definidas.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A tecnologia se insere nas áreas de Saúde e Cuidados (Humanos e Animais) e Tecnologias da Informação e Comunicação, mais precisamente no campo dos alarmes portáteis aplicáveis a ambientes fechados. Além disso, uma vasta gama de aplicações é contemplada pela presente invenção, que pode ser implementada de acordo com a necessidade do usuário, por exemplo: um local sob locação temporário que necessite de um sistema de monitoramento/alarme portátil sem a dependência de instalação prévia (quarto de hotel, casa alugada, etc.); monitorar movimentações próximo a uma porta e escada ou outra localidade que possa trazer perigo iminente, na qual é suficiente apenas a inicialização do sistema para possibilitar a segurança.
Imagens: À esquerda, uma fotografia do interior da estrutura de um protótipo do alarme em que (1) representa uma fonte de alimentação portátil; (2) um microcomputador; (3) um microcontrolador e (4) uma pluralidade de sensores unidirecionais. À direita, a imagem revela um esquema representativo do modelo de sensoriamento do alarme, evidenciando o rastreamento omnidirecional realizado pelo sensor em radiofrequência por Efeito Doppler (representado na cor vermelha) e os eixos de monitoramento unidirecional efetuados pelos sonares ultrassônicos (representado na cor azul).
.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Áreas: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Tecnologias da Informação e Comunicação; 0030/2020
Escola de Engenharia de São Carlos e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP
Patente protegida sob o nº: BR102020024122-2 Polo São Carlos
freid@usp.br
www.patentes.usp.br